1) O governo federal, a maioria dos governos estaduais e alguns governos municipais tributam os salários e outras rendas das unidades familiares, além dos lucros das empresas. O imposto de renda de pessoa física é uma importante fonte de receita do governo federal e é tributado de forma progressiva, ou seja, aqueles que ganham mais contribuem mais com impostos. O motivo para esta conduta pode ser resumido da seguinte maneira:
a) A tributação progressiva é uma forma de reduzir as desigualdades sociais e é considerada uma política de renda, pois o governo aumenta a tributação sobre a classe mais abastada da população para redividir com políticas sociais voltadas à população mais carente.
b) A tributação progressiva é uma forma de aumentar as desigualdades sociais e não é considerada uma política de renda, porque o governo aumenta a tributação sobre a classe mais pobre da população para distribuir igualmente entre a população.
c) Uma política de renda procura gerar impostos para a classe com maior poder aquisitivo para desestimular o consumo exagerado da economia.
d) Uma política de renda procura uma tributação equitativa com objetivo de organizar as contas públicas gerando empregos administrados pelo governo.
e) O governo adota políticas de rendas para aumentar a eficiência econômica a longo prazo.
Respostas
respondido por:
38
a)A tributação progressiva é uma forma de reduzir as desigualdades sociais e é considerada uma política de renda, pois o governo aumenta a tributação sobre a classe mais abastada da população para redividir com políticas sociais voltadas à população mais carente
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás