Quais foram às primeiras ações políticas desenvolvidas por Hitler após passar a ter controle político da Alemanha?
Respostas
27 DE FEVEREIRO DE 1933
PRÉDIO DO REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO) DESTRUÍDO POR INCÊNDIO
Após declarar que os comunistas haviam incendiado o prédio do Reichstag (parlamento alemão) em Berlim, Adolf Hitler usou o incidente para assumir poderes extraordinários na Alemanha. Hitler convenceu o então presidente alemão, Paul von Hindenburg, a declarar estado de emergência, e os direitos individuais assegurados pela constituição foram abolidos.
5 DE MARÇO DE 1933
NAZISTAS NÃO CONSEGUEM ELEGER UMA MAIORIA NAS ELEIÇÕES DO REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO)
Mesmo com o estado de emergência declarado em fevereiro de 1933 e os poderes extraordinários então assumidos por Adolf Hitler, os nazistas não conseguiram garantir a maioria necessária durante as eleições parlamentares, recebendo apenas 45 por cento dos votos. Mais tarde, em março de 1933, Hitler apresentou um projeto que daria a seu governo o poder de decretar leis sem precisar submetê-las à votação no parlamento alemão. O projeto foi aprovado, em parte devido à prisão de muitos oponentes comunistas e socialistas antes de sua votação.
23 DE MARÇO DE 1933
O REICHSTAG (PARLAMENTO ALEMÃO) CONCEDE PODERES LEGISLATIVOS A HITLER.
Depois que o Partido Nazista não conseguiu eleger um número suficiente de representantes para conquistar a maioria parlamentar, Adolf Hitler apresentou um projeto-de-lei que permitia a seu governo legislar sem necessidade de se submeter ao poder legislativo. Os nazistas, os conservadores e o Partido Católico de Centro apoiaram a chamada “Lei de Autorização”, a qual concedeu ao governo de Hitler o poder para decretar leis sem necessidade de votação das mesmas pelos parlamentares, por um período de quatro anos. Oponentes comunistas e muitos socialistas foram presos antes da votação. Por fim, somente os socialistas remanescentes contestaram a medida, mas o projeto de lei foi aprovado. Logo em seguida, Hitler baniu todos os partidos políticos da Alemanha, com exceção do Partido Nazista.
30 DE JUNHO DE 1934
NOITE DAS FACAS LONGAS
Naquela noite, foi realizado um expurgo na liderança das Tropas de Choque (SA), e entre os outras pessoas que supostamente opunham-se ao regime de Adolf Hitler. O evento ficou conhecido como a “Noite das Facas Longas”. Mais de 80 líderes das SA foram detidos e mortos a tiros, sem julgamento. Hitler disse que o acontecido era uma resposta a uma conspiração por parte de alguns membros das SA para tentar derrubar seu governo. As SA, sob liderança de Ernst Roehm, buscava tomar o lugar do exército alemão. A remoção de Roehm garantiu a Hitler um apoio ainda maior do exército.