• Matéria: Filosofia
  • Autor: albamegume
  • Perguntado 8 anos atrás

1- Quais as possíveis repercussões sociais de se utilizar a ideia de progresso racional-científico para estabelecer uma hierarquia entre formas de conhecimentos e sociedades diferentes entre si? Explique.

2- Toda transformação social representa progresso em relação ao passado, como previa Hegel? Por quê?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
34
1 - A consequência mais óbvia é que se forme uma falsa ideia de que algumas sociedades são superiores e outras inferiores, de modo que surge a falsa crença de que as superiores possuem direitos mais amplos que as inferiores.

Foi assim que, por exemplo, os europeus justificaram as suas ações na África e nas Américas, atacando e destruindo cidades e povos os quais taxavam de "bárbaros" em nome da "civilização", de modo que estas pessoas foram usadas como escravas.

2 - Não, pois transformação social apenas significa que a ordem social era uma e se tornou outra, e isto nem sempre acontece de uma forma menos perfeita para uma forma mais perfeita, como podemos perceber ao ver que as civilizações tem, historicamente, idades das trevas após idades de ouro, ou mesmo momentos históricos de regressão política, artística e cultural que permeiam a sua história, não sendo sempre um progresso constante.
Perguntas similares