• Matéria: Biologia
  • Autor: borisleh
  • Perguntado 7 anos atrás

A metodologia "C2C" é a abreviação da expressão "Cradle to cradle", que em inglês quer dizer "do berço ao berço". Essa expressão foi título de um livro-manifesto publicado em 2002 pelo arquiteto americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart, que veio a se tornar uma das obras mais influentes do pensamento ecológico mundial. ​O pensamento "do berço ao berço" surge em oposição à ideia de que a vida de um produto deve ser considerada "do berço ao túmulo" (uma expressão usada na análise de ciclo de vida para descrever o processo linear de extração, produção e descarte). Para uma indústria "C2C", a ideia central é que os recursos sejam geridos em uma lógica circular de criação e reutilização, em que cada passagem de ciclo se torna um novo "berço" para determinado material. Dessa forma, o modelo linear é substituído por sistemas cíclicos, permitindo que recursos sejam reutilizados indefinidamente e circulem em fluxos seguros e saudáveis (para os seres humanos e para a natureza).


​Segundo essa concepção, o design industrial deve processar de forma diferenciada os nutrientes biológicos - materiais biodegradáveis que devem voltar de forma segura ao meio ambiente – e os nutrientes técnicos - recursos que não são produzidos de forma contínua pela biosfera, como metais e plásticos, que seriam aproveitados continuamente em processos industriais, sem perda de qualidade - o que chamamos de upcycle, ou superciclagem.​ O design "do berço ao berço" define uma estrutura para a criação de produtos e processos industriais inspirados em métodos naturais, possibilitando a constituição de sistemas cíclicos de fluxos de materiais seguros e saudáveis para os seres humanos e para a biodiversidade.


​Dentro desse sistema, materiais são criados e empregados de forma a diferenciar entre a biosfera e a tecnosfera, criando assim dois ciclos industriais distintos. Os materiais otimizados para o ciclo biológico são biodegradáveis ou obtidos a partir de matéria vegetal e retornam seu valor como nutrientes biológicos de forma segura e positiva para os ecossistemas que vêm a alimentar. Já materiais otimizados para o ciclo técnico são denominados nutrientes técnicos e utilizados, de modo que circulem em ciclos industriais fechados – especialmente aqueles que não são produzidos de forma contínua pela biosfera (não-renováveis), como metais ou plásticos. Enquanto no sistema atual de produção, esses materiais são usados apenas uma vez (ou algumas vezes, se reciclados através de técnicas convencionais) para então serem incinerados ou descartados em aterros sanitários, o design C2C e a Economia circular propõem que eles alimentem continuamente a geração de novos produtos.


Adaptado de Ideia Circular - Cradle to Cradle®. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018.


Em relação às duas metodologias citadas no fragmento textual, "do berço ao túmulo" e "do berço ao berço", avalie as afirmações a seguir:


I. A expressão "do berço ao berço" é uma expressão comumente usada na análise de ciclo de vida para descrever o processo linear de extração, produção e descarte.

II. A análise do ciclo de vida estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo da vida de um produto (isto é, “do berço ao túmulo”), desde a aquisição da matéria-prima, passando por produção, uso e disposição.

III. De forma generalista, segundo o fragmento textual apresentado, a ideia central da metodologia "do berço ao berço" consiste na gestão dos recursos em uma lógica circular de criação e reutilização, em que cada passagem de ciclo se torna um novo "berço" para determinado material.

IV. A proposta da metodologia "C2C" preconiza a substituição do sistema cíclico por sistemas lineares, permitindo que recursos sejam reutilizados indefinidamente e circulem em fluxos seguros e saudáveis (para os seres humanos e para a natureza).


É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
II e IV, apenas.

Alternativa 5:
III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: guipires2017
7
alternativa 5 = 3 e 4  as outras opçao estao incorreta  
respondido por: cassianoLeite
23

Resposta:Alternativa 3) II e III, apenas

Explicação: A resposta correta para a alternativa I seria do berço ao túmulo. e não de berço a berço. A alternativa II encontra-se na página 151, segundo parágrafo. A III define o sistema circular de reaproveitamento de recursos, exatamente como explica o sistema C2C. A alternativa IV vai na contramão disso, conduzindo ao pensamento de reciclagem linear (do berço ao túmulo) e não de berço a berço, de forma circular.

Perguntas similares