• Matéria: Português
  • Autor: dialexandrealve5523
  • Perguntado 8 anos atrás

c) considerando-se o projeto de construção de uma literatura nacional imaginado por alencar, que efeito de sentido o emprego de comparação e de construção pouco comum quanto à pessoa, gramatical produz no texto?

Respostas

respondido por: leticiachavessa
632
Produzem um efeito de coerência ao texto, pois os adjetivos utilizados para dar qualidades aos substantivos dá uma relação de comparação , que foi feita. ex:(as folhas das árvores foi relacionado com as lágrimas de Iracema)
respondido por: faguiarsantos
70

Considerando o projeto de construção de uma literatura nacional imaginado por Alencar, a comparação garante uma ênfase às belezas naturais e à beleza da mulher indígena.

"O pranto desfiava de seu belo semblante; e as gotas que rolavam a uma e uma caíam sobre o regaço, onde já palpitava e crescia o filho do amor. Assim caem as folhas da árvore viçosa antes que amadureça o fruto. "

O Romantismo no Brasil representou um movimento anticolonialista que possuiu uma grande influência na formação de nossa identidade cultural.

José de Alencar dedicou-se à valorização da figura do índio na literatura brasileira colaborando assim com o projeto de construção de uma identidade nacional.

A Obra Iracema de José de Alencar faz parte do Romantismo brasileiro e buscou uma afirmação e valorização de nossa identidade nacional.

No trecho em questão, de Iracema, notamos que o autor estabelece uma comparação das características e sentimentos da personagem com as características da natureza.  Essa comparação transmite a ideia de integração e de exaltação da beleza da mulher indígena e das belezas naturais.

Saiba mais em,

https://brainly.com.br/tarefa/21432383

Anexos:
Perguntas similares