1/5 - (PUC-PR) Uma célula galvânica é constituída de 2 eletrodos: 1º eletrodo: 1 lâmina de ferro metálico submersa numa solução de FeSO₄ 1M. 2º eletrodo: 1 lâmina de prata metálica submersa numa solução de AgNO₃ 1M. Sabendo-se que os potenciais normais de redução desses dois elementos são: Fe+2 + 2e- ---> Fe E₀= - 0,44 V Ag+ + 1e- ---> Ag E₀= + 0,80 V o potencial dessa célula, quando os dois eletrodos são ligados entre si internamente por uma ponte salina e externamente por um fio de platina, será:
Respostas
Resposta: alternativa "e"
Explicação:
ΔE0 = E0red (maior) - E0 red (menor)
ΔE0 = Ered Ag+ - Ered Fe2+
ΔE0 = + 0,80 – (- 0,44)
ΔE0 = + 1,24 V
O potencial dessa célula é de ΔE = +1,24V
Células galvânicas são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de uma reação química de oxirredução.
Cada célula haverá dois polos: um cátodo, que sofrerá redução; e um ânodo, que sofrerá oxidação. A passagem de eletrons do ânodo para o cátodo resulta na geração de uma corrente elétrica.
Cada metal possui um potecial de redução específico, isto é, sua uma capacidade de receber eletrons, logo quanto maior esse potencial maior tendência a reduzir. O cátodo de uma pilha será aquele metal de maior potencial de redução e o ânodo aquele com o menor potencial.
A diferença de potencial (ddp), ou seja, o potencial dessa célula, é a diferença que existe entre os potenciais de cada eletrodo. A sua unidade é o volt (V).
Dessa forma, o cálculo será o seguinte:
ΔE = Ered (maior) - E red (menor)
ΔE = +0,80 - (-0,44)
ΔE = +1,24V
Veja também: brainly.com.br/tarefa/25350955
Espero ter ajudado, bons estudos!