• Matéria: Biologia
  • Autor: giuliacalazans5654
  • Perguntado 7 anos atrás

A elevada atividade muscular requerida para o movimento das asas dos insetos necessita muita energia durante o voo. Por isso necessitam de uma grande quantidade de oxigênio. Para suprir essa intensa necessidade, o oxigênio é levado às células musculares através:
a) da hemolinfa, por um sistema cardiovascular fechado, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
b) do sangue, através de um sistema cardiovascular aberto, o que favorece um rápido aporte desse gás aos tecidos.
c) de um coração rudimentar dividido em câmaras, das quais partem túbulos, chamados traqueias, que distribuem o sangue rico nesse gás aos tecidos do corpo. d) de um sistema de túbulos denominado traqueia, o qual leva a hemolinfa rica em gás oxigênio aos tecidos musculares.
e) de um conjunto de túbulos denominado traqueia, o qual transporta esse gás desde orifícios externos até os tecidos, sem que o sangue participe desse transporte.

Respostas

respondido por: camilafortes13
18
Olá!! 

ALTERNATIVA CORRETA LETRA D.

 

O processo de trocas gasosas do inseto funciona da seguinte forma, o oxigênio entra no corpo através dos espiráculos, passando em seguida pelas traqueias até chegar aos tecidos, após ser metabolizado deixa o corpo do inseto.


Essas estruturas denominadas espiráculos localizam-se na lateral do corpo dos insetos, começando no mesotórax, metatórax, e nos primeiros sete ou oito segmentos.

 

Tratando-se do seu sistema circulatório os insetos possuem apenas um vaso que se localiza na sua região dorsal e vai da cabeça até a porção posterior do abdômen, portanto, a hemolinfa se movimenta póstero-anteriormente.


Espero ter ajudado!! 

Anônimo: ola emila visite o meu cha tenho um exercício de química mi ajude plizz
Perguntas similares