• Matéria: Filosofia
  • Autor: juliapissolifra
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a cura

Em 2013, a história da medicina foi um dos temas apresentados pelas Escolas de Samba de São Paulo. Para trazer aspectos curiosos e referências aos avanços tecnológicos relacionados à cura no carro alegórico da medicina moderna, oito mil CDs foram usados para retratar o avanço da tecnologia. Também houve referências a remédios e a vacinas. A ala das crianças da comunidade prestou uma homenagem à ONG Doutores da Alegria, desfilando em um carro bastante colorido.

Agora, relacione os elementos da informação anterior, referentes à tecnologia, com a análise filosófica sobre a ética. Em seguida, assinale, com um X, a afirmação correta.

Escolha uma:

a. O avanço tecnológico na área da saúde será compatível com a ética, caso seja pensado para fragilizar um povo em relação a outro.
b. O avanço tecnológico pode ser uma armadilha criada pelo próprio ser humano caso seja utilizado para o bem-estar da coletividade.
c. O avanço tecnológico na área da saúde não será compatível com a ética, caso seja pensado para manipular, de maneira exclusivista, a vida das pessoas.
d. O avanço tecnológico, mesmo se usado com fins equivocados pela engenharia genética, é benéfico em todos os âmbitos da individualidade humana.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2
A afirmativa A é falsa e caracteriza um dos tipos mais comuns de desvio ético no emprego das ciências: o uso da ciência como ferramenta de dominação e exploração de um povo pelo outro, como ocorreu na colonização no Brasil.

A afirmativa B é falsa pois, se for empregado com respeito ético e para o bem da comunidade a ciência não é uma armadilha.

A afirmativa C é verdadeira, pois descreve bem em que situações o dever ético é respeitado e como a ciência não deve ser empregada (não deve ser usada apenas para manipular a vida das pessoas).

A afirmativa D é falsa, pois se os fins forem equivocados e antiéticos, os resultados dificilmente podem ser benéficos para a humanidade.
Perguntas similares