Com a tomada de medidas efetivas contra o tráfico interatlântico de mão de obra servil (lei Eusébio de Queiroz de 1850), a escravidão estava destinada a acabar no Brasil, ou seja, se o tráfico havia se tornado ilegal, a manutenção da escravidão perdia legitimidade e as questões que se colocaram a partir da extinção do tráfico de escravos eram em que prazo e de que forma a escravidão iria acabar e quem substituiria a mão de obra escrava. A partir de 1870, com a emergência do movimento abolicionista, as elites políticas se movimentaram no sentido de lidar com o problema de uma futura e inevitável extinção do trabalho escravo no Brasil. Assim, com relação à legislação abolicionista, podemos afirmar que:
I - Ela resultou da tomada de consciência social e política por parte dos grandes plantadores de café da região do Vale do Paraíba que entenderam a inevitabilidade da extinção da escravidão em virtude, principalmente, de sua ineficiência econômica.
II - Ela foi produzida em um contexto de enfraquecimento político e institucional do regime monárquico, contexto este marcado pela pouca capacidade de adaptação das instituições do Império às mudanças que a sociedade brasileira vinha experimentando ao longo das décadas de 1870 e 1880.
III - A lei de 1871 (a lei do Ventre Livre) e a lei de 1885 (a chamada lei dos Sexagenários) tratavam da emancipação gradual do trabalho escravo que deveria se realizar, levando-se em consideração o respeito à propriedade, a partir de indenizações que seriam pagas por fundos de emancipação.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
Somente a afirmativa II está ERRADA.
Somente a afirmativa III está CORRETA.
Somente a afirmativa I está CORRETA.
As afirmativas I e III estão ERRADAS.
As afirmativas II e III estão CORRETAS.
Respostas
respondido por:
4
sao corretos II e III
respondido por:
0
Resposta:
II e III CORRETISSÍMAS.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás