Diga-me um exemplo de uma atitude feita completamente isenta de amor-próprio e egoísmo. Que apenas é direcionado ao outro sem preocupar-se consigo próprio
Respostas
respondido por:
0
Cito o exemplo do rapaz que se sacrificou no prédio que pegou fogo em São Paulo, ele tinha voltado lá somente para ajudar outras pessoas.
matheusrckr:
(Só para esclarecimento: não estou aqui, de modo algum diminuindo a nobre, louvável e heroica ação do rapaz em questão).
Os seres humanos, em geral, vivem no intuito de evitar a dor e buscar o prazer (bem-estar). Seja esse bem-estar externo a ele (físico) ou interno (psicológico, emocional, moral...).
Essa professora tinha seus princípios. Indubitavelmente sentimentos humanitários estavam presentes nesses princípios. Esses mesmo princípios levaram-na a óbito, na tentativa de ajudar os seus alunos. Porém, se olharmos mais de perto, veremos que, para a professora, a morte era um valor menor a se pagar, comparado ao valor de não cumprir seus mandamentos internos éticos, não!?
Portanto, a nobre ação da professora, teve como mola propulsora apenas o pensamento sobre si mesmo (egoísmo).
Não por se preocupar de fato com os outros, mas preocupando-se consigo mesma e como ela se sentiria ajudando ou não. O que fez, mesmo ela correndo perigo iminente de morte, ela ajudar seus alunos.
respondido por:
0
por exemplo, quando alguém se diz Extremamente apaixonado que chega ao ponto de se humilhar para fazer a pessoa feliz, o que você julga bom a pessoa também julga ser bom, ela aceita sem pestanejar qualquer desejo estranho que você tem colocando ela mesma como se não fosse o principal
outros fatores também são características de falta de amor próprio
- comer compulsivamente
- aceitar qualquer coisa que dizem pra você
- colocar outras pessoas acima de você e dos seus interesses
e a lista só aumenta....
outros fatores também são características de falta de amor próprio
- comer compulsivamente
- aceitar qualquer coisa que dizem pra você
- colocar outras pessoas acima de você e dos seus interesses
e a lista só aumenta....
O apaixonado é dotado de um amor-próprio imenso. Muito maior do que imaginamos. O sujeito apaixonado precisa satisfazer-se de qualquer modo. Pois a única coisa que é importante para ele é sua própria satisfação.
Portanto, a finalidade última de todas essas ações ridículas que o apaixonado comete, é pensando em seu bem-estar, em seu prazer futuro. Prazer que quem irá fornecer a ele é essa outra pessoa, por quem ele se humilha por determinado tempo. É denominado EGOÍSMO E AMOR PRÓPRIO quando alguém faz algo pensando no que irá receber por isso ulteriormente.
(Obs: é óbvio que a maioria dos casos, essa busca pelo prazer é inconsciente e até mesmo instintiva)...
O que justifica que ele sinta tanto dor nas humilhações e que continue se humilhando e sofrendo é por conta do montante.
O montante (que não dá para mensurar exatamente, mas da para saber) de dor e de expectativa de prazer.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás