• Matéria: Sociologia
  • Autor: gagin
  • Perguntado 8 anos atrás

quais os principais recursos energeticos do brasil?

Respostas

respondido por: Grila13
12
Recursos energéticos estão divididos em dois grandes grupos: Os Combustíveis Fósseis- Substâncias existentes na crosta terrestre que resultam da transformação, ao longo de milhões de anos, de matéria orgânica acumulada nos sedimentos ( carvão, petróleo e gás natural), a sua utilização tem causado graves consequências para o ambiente, como mudanças de temperatura, e consequentemente alteração no clima do planeta, a destruição da camada de ozono e as chuvas ácidas. Agora também existe a obtenção de energia a partir do vento, das ondas do mar, do Sol etc.
Espero ter ajudado
respondido por: Pedrosemhenrique
6
Recurso Energéticos do Brasil 
Energia elétrica 
E a energia produzida, principalmente, em usinas hidrelétricas, termelétricas e termonucleares. A eletricidade foi a fonte de energia primária mais utilizada no Brasil em 1999. Correspondeu a 39,5% do consumo nacional. 

Usinas hidrelétricas 
Em virtude do predomínio do relevo de planalto e da grande disponibilidade de recursos hídricos, as usinas hidrelétricas responderam, em 2000, por 87,8% 
da produção de energia elétrica, seguidas das usinas termelétricas (9,3%) e das termonucleares (1,5%). 

Usinas termelétrícas 

São usinas que utilizam o carvão mineral e o óleo como combustível. As usinas termelétricas de Santa Cruz (óleo), no Rio de Janeiro, e de Candidato (carvão), em Bagé, no Rio Grande do Sul, são as maiores do Brasil. 

Usinas atômicas ou nucleares 
O urânio é a principal fonte de energia das termonucleares, Também são utilizados o plutônio e o tório, Recentemente, foi descoberta no Pará a maior reserva de urânio do mundo. Os maiores produtores mundiais são: Canadá, China, Estados Unidos e Rússia, todos no hemisfério norte. 

Petróleo 
E a segunda fonte de energia primária mais utilizada no Brasil. Correspondeu a 27% da energia produzida em 1999. O petróleo, como sabemos, forma se em estruturas sedimentares. Apesar de 64% da superfície brasileira ser formada por terrenos sedimentares, o Brasil não garantiu a presença de grandes jazidas de petróleo em sua parte continental, A maioria de nossas reservas está na plataforma continental. O estado do Rio de Janeiro concentra 96,6% das reservas provadas (na plataforma continental) e 87,1% das reservas provadas totais nacionais. 


Gás natural 
Está entre nossas principais fontes de energia. Correspondeu a 6% da produção de energia no Brasil em 1999. E mais barato do que o petróleo e bem menos poluente. E utilizado em fogões industriais e residenciais, altos-fornos, motores a explosão, entre outros. As reservas nacionais alcançaram 231,2 bilhões de m3 ocupando a 41ª colocação mundial, em 1999. 
Os Estados do Rio de Janeiro e Amazonas possuem as maiores reservas de gás natural. 
Os Estados Unidos e a Rússia são os maiores produtores de gás natural. 


Outras fontes 
A lenha, o carvão vegetal, o álcool, o bagaço da cana e outros resíduos vegetais (biomassa) corresponderam a 24% da energia produzida no Brasil em 1999. 
A lenha e o carvão vegetal são utilizados para gerar calor em restaurantes, hospitais, indústrias e residências, O álcool é usado como combustível alternativo ao petróleo. São fontes energéticas renováveis. 

Álcool etílico ou álcool de cana 

A produção de álcool etílico anídro aumentou 8,6%, em 1999, comparado a 1998, atingindo 6,2 miIhões de m2 Já a produção do álcool etílico hidratado sofreu uma queda de 19,3%, totalizando 6,8 milhões de m3. 
A região Sudeste foi a maior produtora dos dois tipos de álcool, representando 69,8% da produção total de álcool anidro e 74,3% da produção de álcool hidratado (72,2% da produção nacional de álcool etílico). Dentre os estados, São Paulo se destacou tanto na produção de álcool anidro (61,2% do total) quanto na de álcool hidratado (69,1% do total), sendo responsável por 65,3% da produção total de álcool etílico do país, em 1999. 

O Proálcool 

O Proálcool (Programa Nacional do Álcool),criado em 1975 para tentar encontrar uma fonte de energia alternativa ao petróleo — cujos preços haviam disparado no mercado internacional —, apresentou aspectos positivos e negativos. 
Aspectos positivos. O Brasil desenvolveu tecnologia própria e o álcool combustível é bem menos poluente que a gasolina; 
Aspectos negativos. O álcool de cana (etílico) deveria ser substituído pelo álcool de eucalipto (metílico) porque, além de desgastar menos os solos, é menos poluente. 
Grandes áreas rurais praticamente só cultivam a cana com a finalidade de transformá-la em álcool etílico. E praticamente a monocultura da cana. 
A preocupação ambiental e a crise que atinge as fontes de energia convencionais dão grande destaque a alternativas, como a biomassa, a energia eólica e a energia solar. 

Biomassa — a energia que vem do lixo 


Energia eólica 

A força do vento também produz uma forma re¬novável de energia que já é bastante usada em países como Espanha e Dinamarca. No Brasil, Ceará e Fer¬nando de Noronha são os pioneiros. As turbinas acionadas pela força dos ventos funcionam com um motor composto de um cilindro e pás verticais e ho¬rizontais. 

Energia solar 

Além de gerar eletricidade, o sol pode ser usa¬do como aquecedor de água e de casas em países de clima frio. A energia solar também pode ser uma opção para comunidades isoladas no Brasil, que é beneficiado pelo sol equatorial.
Perguntas similares