• Matéria: Física
  • Autor: lucasdassuncao
  • Perguntado 8 anos atrás

Quando uma partícula que está em movimento retilíneo, que nada mais é que um movimento em linha reta, apresenta uma posição específica em variados instantes de tempo. Em uma situação específica na qual a aceleração é constante ao longo de todo o movimento de um corpo, diz-se que
este corpo está em movimento uniformemente acelerado. Partindo dessa ideologia de aceleração constante para movimentos retilíneos, obtêm-se equações definidas para determinar a velocidade v, posição s,
aceleração a e o tempo t. Em relação às equações definidas para a velocidade v, posição s, aceleração a e o tempo t de uma partícula em movimento uniformemente acelerado, analise as assertivas e assinale a
alternativa que corresponda à sequência correta de verdadeira (V) ou falsa (F).

I. A equação que representa a velocidade final de uma partícula em movimento uniformemente acelerado para um determinado intervalo de tempo é V0 + Ac.T.

II. A equação que representa a posição final de uma partícula em movimento uniformemente acelerado para um determinado intervalo de tempo é S0 + V0.T + Ac.T²/2.

III. A equação que representa a velocidade final de uma partícula em movimento uniformemente acelerado sem levar em conta o intervalo de tempo é (Raiz quadrada de v²0 + 2.Ac.(S-S0) )

IV. As equações do movimento uniformemente acelerado são utilizadas para partículas com movimentos que apresentam aceleração variável, assim como para partículas que estão em movimentos com acelerações constantes.

Respostas

respondido por: thaynnaba
16
Olá!

Para responder essa pergunta basta saber alguns conceitos relacionado a física cinética.

Assim:

I - Está correta. A fórmula da velocidade no movimento uniformemente acelerado é v = vo + at. Em que v é a velocidade final, vo é velocidade inicial, a é a aceleração e t é o tempo.

II - Está correta. A fórmula espaço final no movimento uniformemente acelerado é dado por s = so + vot +   \frac{a^{2}t}{2}  , em que s é o espaço final, so é o espaço inicial, vo é a velocidade inicial, t é o tempo e a é a aceleração.

III - Está correta. Essa formula é conhecida como equação de Torricelli, para os casos em que não é dado o tempo. Assim: v =  \sqrt[2]{vo ^{2} } + 2a(s-so), em que v é a velocidade final, vo é a velocidade inicial, a é a aceleração, s é o espaço final e so é o espaço inicial.

IV - Incorreta. As fórmulas do movimento uniformemente acelerado só servem para casos em que a aceleração varia com o tempo, quando a aceleração é constante, utiliza-se as fórmulas do movimente retilíneo uniforme.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares