Um cruzamento entre uma fêmea duplo-heterozigota (AaBb) com um macho duplo recessivo revelou a seguinte proporção genotípica entre os descendentes: 40% AaBb, 40% aabb, 10% Aabb, 10% aaBb.Assim, assinale a alternativa correta.Origem: Acafe
Respostas
Creio que você tenha se esquecido das alternativas, mas sem problemas! A resposta correta é a de letra C.
continuação das alternativas:
A) Não há evidência que tenha ocorrido permutação na formação dos gametas.
B) A segregação observada dos genes está de acordo com a Segunda Lei de Mendel.
C) Os resultados indicam que os genes estão em ligação, a uma distância de 20 UR.
D) O arranjo dos genes alelos na fêmea é trans (AB/ab).
A assertiva A está incorreta pois os pais são AaBb (duplo heterozigoto) e aabb (duplamente recessivo), e assim, o cruzamento sem permutação teria gerado 25% AaBb, 25% aabb, 25% Aabb, 25% aaBb, e como este não foi o caso, assume-se que houve permutação.
A assertiva B também encontra-se equivocada pois a segunda lei de Mendel, que fala sobre a segregação independente, e essa não está de acordo com o que consta nela.
O arranjo dos genes alelos na fêmea é cis e não trans, como diz o enunciado, e sendo assim, a assertiva D também está incorreta.
A distância dos genes é a soma das frequências de recombinação, então seria: 10% + 10% que daria 20 UR. Conclui-se então, que a assertiva C é a correta.
Você pode estudar mais usando questões como essa aqui mesmo no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/11957245
Bons estudos!