as imagens revelam :
A)o caráter familiar do cultivo Agrícola no Oriente próximo da da da escassez de mão de obra e a proibição no antigo Egito do trabalho compulsório.
B)a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos o que provocava longas temporadas de fome.
C)o prevalecimento da Agricultura como única atividade econômica da impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
D)a dificuldade de acesso à água em todo do Egito o que limitava a atividade de plantio inviabilizado a criação de gado de maior porte.
E) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do mundo
Respostas
Resposta: LETRA E
Explicação:
Antes de começar a resolver a questão, é necessário atentar para o enunciado e observar as imagens. Na primeira (Reino Antigo) observamos 5 homens realizando colheita ou trabalhando na lavoura, na segunda (Reino Novo) vemos um trabalhador usando um aparato tecnológico para regar uma planta, e na terceira (Reino Novo) o uso da tração animal para arar a terra.
Vamos analisar as opções:
a) caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório
A produção era feita no modo de produção asiático com trabalho compulsório dos camponeses e pagamento em grãos como imposto ao faraó pelo direito de permanecer na terra.
Havia também trabalho familiar, mas essa não era a característica predominante, e as imagens fornecidas não permitem relacionar o trabalho desenvolvido com aspectos familiares.
O Oriente Próximo apresentava abundância de mão de obra tanto escrava quanto livre.
b) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
A segunda imagem mostra claramente o uso de tecnologia para regar uma lavoura, o que invalida esta afirmação. O Egito contava com extenso maquinário para a produção de alimentos.
As cheias do rio Nilo enriqueciam a fertilidade do solo o que possibilitava grande produção de grãos, assim as temporadas de fome eram raras.
c) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
Os egípcios praticavam também a caça e a pesca além da agricultura. Eles também desenvolviam trabalhos especializados na produção de cerveja, pães, azeite, papel, vidro e joias, o que desencadeou um extenso comércio com gregos, romanos e outros povos do oriente.
Muitas realizações dos egípcios antigos incluem a exploração de pedreiras, topografia e técnicas de construção que apoiaram a construção de pirâmides monumentais, templos e obeliscos; um sistema de matemática, um sistema prático e eficaz de medicina, sistemas de irrigação e técnicas de produção agrícola, os navios primeiramente conhecidos, tecnologia de vidros, novas formas de literatura, e até avanços diplomáticos com o primeiro tratado de paz conhecido, feito com os hititas.
d) a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.
Os egípcios desenvolveram um complexo sistema de encanamento das águas do Nilo, que servia tanto para a irrigação quanto para o as criações de animais.
e) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano
Conforme mencionado, as atividades agrícolas tinham grande importância na sociedade egípcia. Todavia, a colheita e o plantio não duravam o ano inteiro, uma vez que os vegetais precisam crescer durante alguns meses do ano. Nesse meio tempo, os egípcios praticavam outras atividades necessárias à sociedade. Logo, esta é a resposta correta.