• Matéria: Geografia
  • Autor: betica
  • Perguntado 8 anos atrás

O Oriente Médio é detentor de importantes reservas de petróleo, fato que sempre atraiu a atenção de nações hegemônicas, como os EUA. Os interesses econômicos norte-americanos na região desencadearam ações de interferência militar nos conflitos durante muitos anos. Sobre o interesse dos EUA sobre as reservas de petróleo no Oriente Médio, analise as assertivas: I - Recentemente, a "revolução energética" dos Estados Unidos fez cair o interesse pelo petróleo do Oriente Médio. Assim: II – O interesse e a presença norte-americana na região devem diminuir, pois o país possui controle sobre reservas de países produtores em menor escala, como Angola, Nigéria e Venezuela. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1
A afirmativa I é parcialmente verdadeira, pois a descoberta de novas técnicas de obtenção tanto de petróleo, como a perfuração do pré-sal, quanto de outras formas de energia, como o fracking, o perfuramento hidráulico das pedras de xisto, que produz gás natural.

A busca cada vez maior por energias mais limpas e o fim da dependência humana em fontes não-renováveis de energia diminuiu o interesse norte-americano no petróleo do oriente médio, embora o interesse ainda exista.

A afirmativa II é falsa pois os Estados Unidos não controlam as reservas de petróleo, por exemplo, da Venezuela, e a diminuição de seus interesses tem a ver mais com descobertas de fontes alternativas e reservas em países mais amigáveis.

Além disto, a presença norte-americana na região deve diminuir também por conta dos fracassos que as operações militares na região têm obtido, como o fracasso em destruir o Talibã ou o fracasso em estabelecer um regime democrático no Iraque.
Perguntas similares