Respostas
- ESPARTA voltada para a guerra, se localiza ao Sul da Península do Peloponeso tinha exército mais poderoso da Grécia. Em esparta a sociedade se dedicava a política e principalmente aos preparativos para a guerra.
A EDUCAÇAÕ ESPARTANA
A educação espartana era muito rígida, quando um menino nascia era encaminhado a um conselho de anciãos para ser examinado. Se a criança parecesse ter alguma deficiência ou enfermidade, era lançada a um precipício. Se a considerassem saudável, ficava sob os cuidados da mãe.
Aos 7 anos de idade, os meninos espartanos eram submetidos a um ritual de passagem. Os que não fossem aptos para a guerra caiam para uma condição inferior dentro do grupo de espartanos.
Sobreviviam basicamente dos produtos cultivados em suas terras pelos hilotas. Em esparta o comercio externo praticamente não existia.
Características
-Legislação severa
- Militarismo
- Estrutura social rígida. Dividia a sociedade em 3 grupos.
- Elite: eram os espartanos ou
esparciatas. Por serem os únicos considerados cidadãos, podiam controlar a
religião a política e os assuntos militares.
- Periecos: eram livres e se
dedicavam ao comércio e ao artesanato.
- Hilotas: prisioneiros de guerra,
eram a maioria da população.
Os espartanos temiam rebeliões dos hilotas, por esta razão fizeram da cidade um verdadeiro campo militar.
Aos sete anos, os meninos passavam a pertencer ao Estado e eram educados para a guerra, se desobedecessem eram punidos. Toda essa submissão causava transtornos entre as famílias, pois o cidadão espartano servia ao exército até os 60 anos.
O governo espartano era diárquico, dois reis comandavam os exércitos e representavam os interesses das principais famílias espartanas.