Assinale o periodo em que o verbo aspirar apresenta erro de regência:
A) Marta aspirou fundo o perfume das flores.
B) Se aspiras ao poder, prepara-se para enfrentar grandes desafios.
C) Dinheiro e fama são coisas que não aspiro.
D) Bom seria inventar aparelhos que aspirassem o lixa e a poeiras das ruas.
Respostas
A resposta é a letra C. A frase que o verbo aspirar apresenta erro de regência é "Dinheiro e fama são coisas que não aspiro."
O verbo aspirar quando tem sentido de desejar é transitivo indireto e pede um complemento preposicionado. A frase com a regência correta é "Dinheiro e fama são coisas a que não aspiro."
O que é Regência Verbal?
Regência verbal é o mecanismo que regula as ligações entre um verbo e seus complementos. O verbo é chamado de termo regente e os seus complementos são chamados de termos regidos.
O conhecimento da língua e seu uso da forma correta no português faz com que a regência ocorra/ flua de forma natural. Assim o complemento que o verbo pede vai depender da sua transitividade.
Veja esse exemplo de regência verbal:
"Este livro pertence a todos." O verbo pertencer é transitivo indireto - logo pede como complemento um objeto indireto. Assim temos pertence - verbo transitivo indireto (termo regente) a todos - objeto indireto (termo regido).
Assim podemos concluir que regência verbal é maneira como o verbo se relaciona com seu complemento, pedindo ou não preposição ao objeto.
Aprenda um pouco mais sobre regência verbal aqui: brainly.com.br/tarefa/20622319
#SPJ2