Ao longo dos anos 1980, mudanças significativas continuaram a acontecer em decorrência das crises do capitalismo, contribuindo para alterar o quadro político brasileiro, com o desemprego, recessão e inflação. O protagonismo dos movimentos sociais, e de conquistas democráticas contribuíram para o entendimento de mudança de conceito da ordem do favor para o direito social" (SANTINI, MA. Movimentos sociais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2015). A luta dos movimentos sociais, portanto, são fundamentalmente: A. São sempre de caráter institucional e podem lutar por qualquer questão dentro dos limites do Estado. B. São sempre de caráter político e podem lutar para manter ou transformar determinada situação. C. São sempre de caráter institucional, e podem lutar para manter o lugar em que se constituem enquanto movimento. D. São sempre pela ordem. Procuram uma nova forma de sociedade e a revolução social. E. São sempre de caráter justiceiro e podem lutar para manter a ordem e a opressão.
Respostas
respondido por:
6
A alternativa correta é a A.
Os movimentos sociais foram de grande importância para conquistas no âmbito dos direitos durante a história. Seja com a conquista das liberdades individuais, da limitação da ação do estado, dos direitos das minorias, nenhum deles seria alcançado sem a luta dos movimentos sociais.
Em uma concepção moderna, os movimentos sociais pleiteiam melhorias institucionais, vendo o Estado enquanto uma instituição. Existem também os políticos, porém esses são vistos com maior cautela, pela evolução histórica desses movimentos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás