baseie-se na equação termoquímica abaixo para fazer oque se pede. resposta 1 , 2 e 3 a e 3 c
Respostas
Vamos às respostas.
Questão 1
Item A)
1 mol de nitrogênio gasoso (N₂) reage com 2 mols de oxigênio gasoso (O₂), produzindo 2 mols de dióxido de nitrogênio gasoso (NO₂), e o processo absorve 67,6 kJ.
Item B)
Como o ΔH do processo é positivo, vemos que o processo absorveu energia, e portanto é ENDOTÉRMICO.
Item C) ver imagem anexada.
Item D)
A equação termoquímica da decomposição do NO₂ é:
NO₂(g) → N₂(g) + 2 O₂(g) ΔH = -67,6 kJ
Se a síntese é endotérmica, a decomposição deve ser exotérmica, por isso o ΔH tem sinal negativo.
Item E)
Pela análise da equação termoquímica dada, vemos que a produção de 2 mols de NO₂ absorve 67,6kJ de energia. Dividindo esses valores, chegamos à entalpia molar:
= 33,8 kJ/mol
Se a produção de 1 mol de NO₂ absorve 33,8kJ, basta multiplicar esse valor por 3 mol:
33,8 kJ/mol × 3 mol = 101,4kJ
Questão 2
Se a temperatura da solução aumenta, isso é um indício de que ocorre a liberação de calor para o sistema. Isso evidencia que a energia absorvida para promover a dissociação do etanol em água é menor do que a energia liberada na sua solvatação, resultando em um aquecimento do meio. Portanto, a dissolução é do etanol em água é exotérmica.
Não é possível afirmar que a dissolução do etanol é endotérmica.
Questão 3
Item A)
A equação termoquímica da reação é dada por:
Zn(s) + CuSO₄(aq) → ZnSO₄(aq) + Cu(s) ΔH = -52 kcal/mol
Item B)
Sabemos que o consumo de 1 mol de Zn libera 52 kcal. Vamos descobrir quantos mols há em 32,75 g de Zinco [massa de zinco (m) = 32,75 g, massa molar do zinco (MM) = 65,5 g/mol]
n = = = 0,5 mol
Se são consumidos 0,5 mol de zinco, basta multiplicar essa quantidade pela variação entalpia para encontrar a quantidade de calor liberada:
0,5 mol × -52 kcal/mol = -26 kcal
Item C
Temos que: Q = m × c × Δt
Q = 26 kcal
m = 1 g/mL × 1000mL = 1000g
c = 1 cal × g⁻¹ × °C⁻¹
Para encontrar Δt, basta dividir Q por m × c, isto é:
Δt = = 26 × 10³ cal ÷ (1000 g × 1 cal × g⁻¹ × °C⁻¹) = 26°C
Sabemos que Δt = 26°C, e sabemos que a temperatura inicial da água (t₁) era 30°C.
Além disso, Δt = t₂ - t₁
Ou seja, t₂ = Δt + t₁ = 26°C + 30°C = 56°C
A temperatura final da água será 56°C.
Espero ter ajudado.
1. a) Ao absorver energia, 1 mol de gás nitrogênio reage com 2 mols de gás oxigênio, produzindo 2 mols de dióxido de nitrogênio.
b) Como a variação da entalpia é positiva, se trata de uma reação endotérmica.
c) O gráfico está anexado ao fim da questão.
d) A equação da decomposição dessa molécula seria a inversa da exposta no enunciado. Portanto, temos que: NO₂(g) → N₂(g) + 2 O₂(g)
e) Realizando uma regra de três (2 mols usam 67.6 kJ, 3 mols utilizam quanto?), podemos afirmar que seria esperado a utilização de 101,4 kJ de energia.
2) Como há o aumento da temperatura da solução, pode-se afirmar que a reação de dissolução está liberando energia. Portanto, na verdade se trata de uma reação exotérmica (e não endotérmica).
3. a) A partir do enunciado, podemos afirmar que a equação dessa reação pode ser representada por: Zn(s) + CuSO₄(aq) → ZnSO₄(aq) + Cu(s) ΔH = -52 kcal/mol
b) Sabendo que 32,75 g de Zinco são 0.5 mol, podemos multiplicar pela entalpia da reação para determinar a energia liberada. Portanto, temos que a quantidade de calor liberado é de -26 kcal.
c) Para determinar a temperatura, basta substituir os valores dados (Massa [m], calor específico [c] e quantidade de calor [Q]) na fórmula Q = m×c×T. Portanto, a temperatura final seria de 56 °C
O que é termoquímica?
Termoquímica é o ramo da ciência responsável por estudar a quantidade de calor liberado ou absorvido em reações químicas, bem como as mudanças de fases que podem ocorrer.
Saiba mais sobre termoquímica em: brainly.com.br/tarefa/6930240
#SPJ3