OS GÊNEROS TEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA (PARTE 2)APRESENTAÇÃO
Olá!
Nesta Unidade de Aprendizagem, compreenderemos a importância dos gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita. Para tal, trabalharemos o conceito de comunidade discursiva, além de discutirmos a eleição dos gêneros textuais, pelos membros das comunidades discursivas, para cada situação comunicativa.
Bons estudos.
Ao final desta unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Construir o reconhecimento e a produção autônoma de variados gêneros textuais nas séries iniciais.
Desenvolver formas de se trabalhar com a leitura e escrita.
Desenvolver formas de se trabalhar com os gêneros textuais.
DESAFIO
Atente-se ao seguinte desafio:
Você é o(a) pedagogo(a) responsável por uma turma de educação infantil, que possui crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta turma, é preciso introduzir, no processo de alfabetização, a noção de gênero textual.
Seu desafio consiste criar uma situação comunicativa que tenha relação com o cotidiano da criança e com o da família, de modo que elas indiquem como se dá a comunicação. Em seguida, justifique a sua escolha e apresente os resultados esperados.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Anexe aqui seus arquivos:
INFOGRÁFICO
A comunidade discursiva se organiza através de gêneros. Por isso, é muito importante que ela eleja os gêneros textuais para cada situação comunicativa.
CONTEÚDO DO LIVRO
Para saber mais sobre os gêneros textuais na construção social da leitura e da escrita, leia o artigo Ensino de gêneros textuais: a questão das escolhas teóricas e metodológicas, de Adair Bonini. O autor discute, a partir dos gêneros textuais, a configuração da língua na sociedade e sua organização discursiva.
Boa leitura.
CLIQUE AQUI
Clique aqui para acessar o conteúdo
DICA DO PROFESSOR
Neste vídeo, apresentam-se a formação das comunidades discursivas e a importância e adequação do uso dos gêneros textuais nas diversas situações comunicativas.
Clique aqui para acessar o conteúdo
EXERCÍCIOS
1) Uma nova abordagem com ênfase nas interações sociais surgiu em meados dos anos de 1990, trazendo um olhar diferenciado sobre as práticas de ensino da língua para o cenário educacional. Esta abordagem serviu de base teórica para um amplo movimento de revisão de propostas curriculares de secretarias de educação. Que abordagem é esta?
Respostas
respondido por:
1
São várias as situações comunicativas relacionadas ao cotidiano da criança e cotidiano da família, tais como o diálogo, o ensinamento, a leitura de historinhas, as brincadeiras, a conversa ao telefone etc. Estas situações são comuns à maioria das crianças e não lhes causariam estranhamento. Além disso, a criança ainda não sabe o que é texto, gênero, entre outros e precisa imaginar uma situação para depois pensar na comunicação. Espera-se que ela perceba que, para cada situação, há uma forma de se comunicar. Dessa maneira, a criança compreenderá mais facilmente o que são os gêneros textuais e quais são as suas funções e objetivos.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás