• Matéria: Português
  • Autor: kaiktur
  • Perguntado 7 anos atrás

"O texto dissertativo-argumentativo sempre procura convencer o leitor de suas afirmações por meio dos argumentos, que estão dispostos na estrutura da dissertação (tese, antítese e nova tese, ou simplesmente, introdução, desenvolvimento e conclusão). Por isso, há a o foco na objetividade, que põe em ênfase a informação. Para que isso ocorra e melhor se neutralize a presença do enunciador, conforme Savioli (1995, p.310), alguns procedimentos linguísticos devem ser adotados.

Assinale a alternativa em que se apresenta procedimento linguístico contrário àqueles sugeridos por Savioli:


a.
Evitar o uso de verbos na primeira pessoa.


b.
Fazer uso da língua padrão culto, evitando-se gírias, dialetos.


c.
Não fazer uso de metáforas ou figuras de linguagem em geral.


d.
Usar, de preferência, regionalismos para atingir maior público.


e.
Quando necessário o uso de verbos que exprimam uma informação fazer uso generalizado por “nós” ou de maneira indeterminada.

Respostas

respondido por: brendaisis
7
Olá, bom dia!

Como o intuito do texto acima escrito pelo autor Savioli é permitir um entendimento do que foi escrito pelo maior número de pessoas possível, além de permitir seu amplo alcance e convencer os leitores com base nos seus argumentos, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra d.
Usar, de preferência, regionalismos para atingir maior público.

Esse é um método não indicado porque o uso de regionalismos impede que o texto alcance maior público, impedindo o alcance deste na realidade.
Quando um texto é escrito com uso de regionalismos, sabe-se que há grande possibilidade deste não ser compreendido em muitos locais do Brasil, por exemplo.
Perguntas similares