• Matéria: Saúde
  • Autor: joaofereira4753
  • Perguntado 8 anos atrás

E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência. Lá chegando, para efetuar a marcação de consulta, formam exigidas carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de?

Respostas

respondido por: MarianeEslompes
15
Olá, boa tarde!

O sistema único de saúde apresenta três diretrizes:
1. Participação Social (através das conferencias e conselhos de saúde) 
2. Atendimento integral (com enfase nas atividades preventivas, mas sem deixar de lado as atividades assistenciais)
3. Descentralização (comando único em cada esfera de governo -  incentivo a municipalização)

Os princípios do sus são vários, dentre eles:
1. Universalidade
2. Equidade
3. Resolutividade
4. Integralidade
Entre outros.

Este procedimento contraria o principio da UNIVERSALIDADE, na qual diz respeito ao direito universal a saúde a todos os cidadãos em território brasileiro, sem distinção de raça, credo, condições sociais, etc.

O principal erro no procedimento de acolhimento dentro desta unidade de saúde é a exigência da carteira de trabalho para comprovar vinculação trabalhista. 

Antes do SUS nascer existiram várias institutos de saúde voltadas para o atendimento medico e assistencial, mas este atendimento era apenas para aqueles indivíduos assalariados, ou seja, para aqueles indivíduos que trabalhavam e tinham a carteira de trabalho assinada.

Aqueles que não tinham um salario fixo comprovado pela carteira de trabalho recorriam aos curandeiros,índios, benzedeiras e santa casas.

Depois da 8° Conferencia Nacional da Saúde realizada em 1986 (primeira conferencia a permitir a participação da população) muitas coisas começaram a evoluir dentro da saúde publica.

Em seguida veio a Constituição Federal de 1988, tida como carta cidadã, que trouxe os ideais da reforma sanitária discutidos na 8° Conferencia, onde o SUS então é criado.
.
Após isso vieram as Leis Organicas da Saude (8.080/1990 e 8.142/1990) no qual regulamentam o SUS.

Então a partir da criação e regulamentação do SUS a saúde passa a ser um direito de todos e um dever do Estado.

Espero ter ajudado!
Bons estudos!



respondido por: Danas
0

O principio contrariado foi a da universalidade, isso porque está se exigindo diversos documentos que podem acabar fazendo a senhora não ser atendida pelos profissionais do SUS.

O SUS (sistema único de saúde) é um modelo de serviços de saúde gratuito ofertados pelo Estado brasileiro, que pode ser feito também através de convênio com clinicas e hospitais particulares.

Em quase todos os casos é exigido o cartão do SUS, mas não como uma medida restritiva, é apenas uma medida de controle para os bancos de dados usados pelo sistema de saúde público nacional.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/6925943

Anexos:
Perguntas similares