• Matéria: História
  • Autor: ytalothauan3
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais as condições dos seringais e trabalho

Respostas

respondido por: FernandaNicaely
9
a vida dos seringueiros não era fácil. Devido ao isolamento no meio da florestas, as famílias compravam as mercadorias de primeira necessidade, como sal, redes, pólvora e fósforos, no barracão do patrão.

O dinheiro para pagar essas mercadorias era ganho com o trabalho de cortar seringa: fazer o corte na casca da seringa e recolher o látex que escorre. Mas, como o preço cobrado pelas mercadorias não era muito alto, o dinheiro ganho nunca era suficiente para pagá-las, e as famílias ficavam sempre devendo no barracão do patrão.

Enquanto não pagassem, não poderiam abandonar o seringal. Se tentassem fugir, a polícia e os jagunços os matavam. Com isso, o seringueiro tornava-se um tipo de “escravo”.


respondido por: Magildes
2
Coronéis de Barranco 
Com o início da demanda do mundo industrializado pela borracha, os empresários "Seringalistas", ou "Coronéis de Barranco" estabeleceram na Amazônia um sistema de semi-escravidão capitalista: Eles obrigaram grande parte da população indígena de forma violenta a trabalhar para eles, transformando-os em "caboclos seringueiros". Os trabalhadores nordestinos, que vieram na Amazônia em busca de emprego, caíram logo na dependência econômica dos Seringalistas e se tornaram os "seringueiros nordestinos". 
Perguntas similares