Respostas
O Brasil vem enfrentando a maior crise econômica da sua história. A queda do Produto Interno Bruto por dois anos consecutivos impacta nossas vidas no que tange ao aumento do desemprego, queda dos investimentos, diminuição do rendimento médio das famílias, entre outras dimensões econômicas.
A política econômica adotada pela equipe do governo golpista de Michel Temer tem nos levado ladeira abaixo. O governo tem compreendido as causas da atual crise econômica como de crescimento exagerado do gasto público. Nessa perspectiva, o remédio do corte drástico da despesa primária, ou seja, de tudo o que é orçamento do governo que não vai para honrar as obrigações financeiras, é amargo e profundamente ineficiente, o que agrava ainda mais o quadro do paciente.
A atual crise brasileira tem a ver com a queda da receita. Cortar gastos em uma economia em crise só contribui para que a receita caia ainda mais! Em momento de crise – em que nem as famílias e nem as empresas tem condições de se endividar – apenas o Estado teria condições de fazer uma política “anticíclica” garantindo os níveis de renda interna, assim preservando empregos e investimento.