consideremos um barco cuja velocidade em relação à água é Vb=8m/s. Esse barco se movimenta em um rio cuja correnteza tem velocidade Vc=6m/s
A)Qual a velocidade com que o barco desce o rio?
B)Qual a velocidade com que o barco sobe o rio ?
C)Se o barco atravessar o rio,perpendicularmente à correnteza, qual a velocidade resultante?
Respostas
A soma de grandezas vetoriais de mesma direção, porém de sentidos opostos (letra b) é efetuada à subtração do módulo do vetor oposto (No caso foi o módulo de Vb = 8)
A soma de Vetores de direções diferentes (letra C) é feita pela regra do paralelogramo ou pela regra do polígono ,cujo última regra não te mostrei, pois tenho mais afeição pela regra do paralelogramo que é muito usado em leis de newton, matéria posterior à vetores (matéria atual).
Resposta:
Lembre que, para o pescador, a velocidade observada do barco é dada pela soma vetorial entre as velocidades do barco em relação ao rio e a velocidade da correnteza em relação à margem.
v⃗(barco/pescador)=v⃗(barco/rio)+v⃗(rio/pescador)v⃗(barco−obs)=(15cos30ºiˆ+15sen30ºjˆ)+5iˆ=(5+7,5√3)iˆ+7,5jˆ "m/s"v⃗(barco/pescador)=v⃗(barco/rio)+v⃗(rio/pescador)v⃗(barco-obs)=(15cos30ºi^+15sen30ºj^)+5i^=(5+7,5√3)i^+7,5j^ "m/s"
Logo, como não há aceleração, o movimento observado pelo pescador será retilíneo uniforme com velocidade maior que 15m/s e formando um ângulo menor que 30° com a correnteza.
OBS: E se o pescador estivesse em um barco, com o motor desligado, dentro do rio? Qual seria o movimento que ele observaria do outro barco? Basta ver que os dois estarão submetidos à mesma velocidade de correnteza. Logo, o pescador veria o barco se movimentar com a velocidade dele em relação ao rio, ou seja, 15m/s fazendo 30° com a direção da correnteza, ou seja, a resposta seria letra A.
Explicação: