Respostas
Olá,
Realizando algumas pertinentes análises do poema "Eu e ela", de Cesário Verde, temos que o poema traz como principal assunto e temática o desejo do eu-lírico de vivenciar um amor feliz, na qual, refere-se à sua amada e expressa-lhe sua imaginação acerca de um futuro a dois, unidos numa relação tranquila, na qual possam desfrutar das felicidades da vida e apoiarem-se nos momentos de tristezas um do outro.
Na primeira estrofe, o eu-lírico encontra-se deitado na relva com a pessoa a qual ama, estando esta com seus braços ao redor do pescoço do poeta, que lhe aperta a cintura, envolta em um vestido imaculado.
Na segunda estofe, vemos uma descrição de ambos sentados em um banco
de mármore de jardim, debaixo da sombra dos arbustos, onde o eu-lírico refere-se beijando sua amada com a expressão "pomba mansa".
Na terceira estrofe há uma declamação de amor, afirmando o eu-lírico que ambos ficarão juntos para sempre, sem pensar no carnal pecado carnal, aproveitando, deste modo, da companhia um do outro.
Na quarta estrofe o autor expressa seu desejo de compartilhar momentos com sua amada, destacando que ambos compartilharão a leitura de um livro de mistérios.
Na quinta estrofe, o eu-lírico disserta como ele e sua amada viverão os dias juntos, afirmando que serão cheios de distrações, com leituras de romances divertidos, na qual os dois tornarão a funcionar-se como um só.
Na sexta e última estrofe, o apaixonado poeta promete uma vida boa ao seu amor, se esta lhe aceitar.
Bons estudos!