O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças
a) a moralização do país, por meio do voto secreto e da maior centralização política.
b) o combate à corrupção eleitoral e o fim do regime republicano, a fim de eliminar o excessivo poder das oligar-uias.
c) a reforma partidária, eliminando o pluripartidarismo e a defesa do voto aberto, como forma de expressão da vontade popular.
d) a implementação da democracia e do federalismo como forma de combater a máquina eleitoral dos "coronéis".
e) a defesa e criação do ensino obrigatório e a privatização das riquezas do subsolo nacional como forma de alcançar o progresso.
Respostas
respondido por:
25
Resposta letra A
O tenentismo que foi o segundo movimento, começou a em São Paulo e tinha como objetivo a deposição do então presidente do período Arthur Bernardes, queriam maior moralização da republica instituindo o voto secreto, obrigatoriedade do ensino primário no país e melhoria do ensino público.
Com a junção de soldados de vários estados foi formada a coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes. A coluna saiu pelo Brasil buscando o apoio da população para lutar contra o governo. A coluna Prestes percorreu vários estados brasileiros e no fim se refugiaram na Bolívia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás