Sobre o lugar social da mulher no contexto do pensamento dos filósofos gregos clássicos é correto afirmar
Respostas
Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:
A - Na "Polis grega", as mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
B -Pelo fato de as mulheres possuírem habilidades diferentes em relação aos homens, Platão lhes concede tarefas menos exigentes, tais como o cuidado do lar e o exercício da filosofia.
C - Para Aristóteles, a justiça como eqüidade, se aplica também à esfera doméstica, devendo as mulheres receber tratamento baseado nos mesmos princípios válidos para os cidadãos.
D - Era consenso que a mulher deveria atuar, além da esfera privada, também na esfera pública, tendo o direito de influenciar nas decisões políticas.
E - Entendia-se que a tarefa das mulheres, que assumiam postos de liderança na Polis, era a de gerar filhos saudáveis para o Estado.
A alternativa A é a alternativa verdadeira, pois apesar de toda a sua sabedoria em outros assuntos, os filósofos clássicos, como Platão e Aristóteles, não foram capazes de vencer os preconceitos sobre a mulher que imperavam sobre a sociedade, e a viam como pessoas de segunda categoria, não como cidadãs.
A alternativa B é falsa, pois o exercício da filosofia não era algo que Platão destinava às mulheres, não tendo sequer uma aluna mulher.
A alternativa C é falsa, pois a mulher não era vista como igual ao homem, mas como um homem defeituoso, como inferior.
A alternativa D é falsa, pois a mulher não possuía direitos cidadãos e não podia atuar na esfera pública.
A alternativa E é falsa, pois as mulheres não ocupavam cargos de liderança política, apenas viviam dentro de suas casas, sujeitas ao marido e sem direito à voz ou voto.
Resposta:
Na "Polis grega", as mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
Explicação:
Na pólis grega somente exerciam o papel de cidadãos os homens livres e filho de pais comprovadamente gregos; sendo que as mulheres possuíam um papel atribuído a criação e educação dos filhos, além das tarefas domésticas.
Elas não possuíam nenhum papel na política desenvolvida nas cidades-estado; isso era uma função totalmente masculina - e não era qualquer homem que podia fazer isso; somente os classificados como cidadãos estavam habilitados.