• Matéria: ENEM
  • Autor: flaviszz6213
  • Perguntado 7 anos atrás

As características comportamentais apresentadas por Schmitz e Bernardes (2008), colocadas em ação pelos empreendedores, acabam por resultar valor econômico agregado em produtos, processos etc, ou seja, o resultado da aplicação dessas características resulta em desenvolvimento econômico para as nações.


SCHMITZ, A.L.F.; BERNARDES, J.F. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. In: VIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária na América do Sul, 8, 2008, Assunção. Anais... Assunção, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2018.


A partir da afirmação, avalie as proposições a seguir:


I. A criação e inovação de produtos e processos é resultado da ação de características comportamentais de empreendedores de sucesso.


PORQUE


II. No desenvolvimento da história da humanidade, o empreendedor tem agregado valor e desenvolvido a economia das sociedades mundiais.

Respostas

respondido por: maripolicarpo
10

Olá!


Empreendedor é um termo desenvolvido por Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942. Para Schumpeter, ser empreendedor significa ser o responsável pelo processo de destruição criativa, ou seja, desenvolver novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados. A partir deste autor, vem sendo discutido nos mais diferentes âmbitos o papel do empreendedor, suas funções, suas características e a sua importância para o desenvolvimento econômico.


Com estas considerações, podemos avaliar as duas proposições apresentadas na questão.


A primeira proposição está correta porque criar e inovar em relação a produtos e processos está diretamente relacionado com as características do comportamento de um empreendedor. Ou seja, ser empreendedor é ter como principais características a imaginação, a criatividade, a determinação, a motivação, a organização, a liderança e o conhecimento de etapas, processos e do próprio mercado. Assim, ele é capaz de iniciar algo novo, fazer o que ninguém ainda fez, sair das ideias e partir para a ação, identificar oportunidades e transformar em algo lucrativo. Ele geralmente é motivado pelo desejo de autorrealização, de assumir responsabilidades e ser independente.


Por possuir esse comportamento, o empreendedor agrega valor e contribui para o desenvolvimento da economia das sociedades mundiais. Portanto, a segunda proposição também é verdadeira, pois ele cria e inova, agrega valor em produtos, serviços e processos, tem a ideia e identifica oportunidades, sendo sempre inovador, podendo atuar em diferentes campos e impactando vários setores, desde o seu próprio negócio ou outras empresas e organizações já existentes, ou também em projetos sociais.


Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas similares