• Matéria: História
  • Autor: vaniamendess7434
  • Perguntado 8 anos atrás

O açúcar de cana era um produto de luxo na Europa quando começou a ser produzida a ser produzido nas colônias da América no século XVI descreva o processo de formação do ''mercado global''do açúcar .

Respostas

respondido por: Josysantos31
54
O açúcar foi descoberto pela humanidade muitos séculos antes de Cristo, na Nova Guiné, de onde foi levada para a Índia. Contudo, ele só foi descoberto no ocidente por volta do século III antes do Cristo, só tendo sido realmente introduzido por volta do século X ou XI depois de Cristo, cultivado pelos árabes no Egito e negociado na Espanha.

O mercado global de açúcar teve início no mundo ocidental, assim, quando este produto se tornou valioso (era usado por nobres na alimentação e indicado por médicos como remédio para recuperar as forças), tendo sida levadas as mudas da África para as novas colônias europeias nas Américas.

O cultivo da cana-de-açúcar foi introduzido no "novo mundo" pela primeira vez em 1493, pelo próprio Colombo, tendo sido posteriormente abandonado pelos espanhóis na época em que descobriram prata e ouro nas Américas.

Foi muito popular no Brasil, tendo sido o principal produto brasileiro até a criação das plantações de café, e seu mercado global movimentava três continentes: escravos eram trazidos da África para trabalhar nas colônias nas Américas, que por sua vez enviavam a produção para  Europa.

Muitos países tentaram manter colônias produtoras de açúcar, entre eles Portugal, a já mencionada Espanha e até mesmo a Holanda.
Perguntas similares