• Matéria: Sociologia
  • Autor: Marlesandro7251
  • Perguntado 8 anos atrás

De acordo com Marx, os modos de produção se alteram ao longo da história em função do avanço das forças produtivas. Ele afirma ainda que esse avanço possui um caráter contraditório próprio das relações de produção e que pode assumir forma revolucionária quando os setores sociais privilegiados entram em declínio. Essa contradição das relações sociais denuncia a divisão social que resulta da forma como os homens se organizam para produzir, ou seja, dos modos de produção. Nesse contexto, essa divisão social se expressa no capitalismo através de:

Respostas

respondido por: maripolicarpo
12

Olá!


Karl Marx, em “O Capital”, afirma que a divisão social do trabalho refere-se ao caráter específico do trabalho humano e ao longo do tempo, seus vários estágios corresponderam às formas de propriedade da matéria, dos instrumentos e dos produtos do trabalho verificados em cada sociedade, nos diversos momentos históricos.


A divisão social do trabalho no capitalismo deu-se pela especialização das atividades produtivas, existindo a partir do momento em que se separou trabalho material (que transforma o objeto) do trabalho intelectual (a consciência que o trabalhador tem sobre o trabalho). E essa separação, de concepção e execução, ocorreu de fato com o trabalho industrial, no modo de produção capitalista.


Na indústria, a divisão do trabalho em material e intelectual resultou na separação daqueles que organizam o processo de trabalho (trabalhadores técnico-científicos) e aqueles que o executam e vendem sua força de trabalho (operários). Ou seja, existe uma relação hierárquica, na qual os operários estão submetidos à lógica do capital e de quem detém os meios de produção.


Esse processo gerou uma hierarquia social na qual as classes dominantes, chamada de burguesia, subjugam as classes dominadas, que são o proletariado. Fazem isso ao estabelecerem instituições legitimadoras e ao deter os meios de produção. Essa dominação de uma classe sobre a outra gera um conflito denominado de “luta de classes”.


A divisão de classes sociais na sociedade, ainda de acordo com Marx, só acabará quando o capitalismo for extinto do sistema político-econômico da organização social.


Espero ter ajudado! Bons estudos!

respondido por: marciasantosvoz
10

Resposta: Classes sociais

Explicação:

Perguntas similares