a imaginação sociológica é a pratica de ser capaz de nos "desvencilharmos" das rotinas familiares de nossas vidas diatias, a fim de olha-las com olhos novos e críticos. Mills propos sua vesao ideal da pratica sociologica, no capitulo intitulado A promessa, Mills desenvolve sua ideia a partir de seis qualidades centrais para o exercicio da imaginaçao sociologica. Recupere do texto três dessas qualidades, e descreva as
Respostas
Charles Wright Mills (1916-1962) foi sociólogo norte-americano e foi quem desenvolveu o conceito de “imaginação sociológica”. Ela seria a capacidade de compreender os problemas sociais a partir de uma perspectiva que associe simultaneamente a história, a biografia e a estrutura social do indivíduo, relacionando-os com o seu comportamento. Em outras palavras, o indivíduo só pode compreender sua existência e analisar seu futuro quando tomar consciência que faz parte de um determinado contexto social.
Uma qualidade chave da “imaginação sociológica” seria a capacidade de ver a sociedade com um certo distanciamento, com um olhar mais profundo e vasto, e não apenas através da perspectiva das experiências pessoais e das pré-concepções culturais. Ou seja, devemos olhar para as coisas de uma maneira diferente da que estamos habituados, buscando se abster de todas as noções que foram adquiridas ao longo da vida com relação a uma determinada coisa.
Outra qualidade seria a capacidade de mudar a nossa perspectiva para uma nova, para conseguir uma visão total da sociedade e dos elementos que dela fazem parte. Primeiro fazer um trabalho a partir de si mesmo, para depois observar a perspectiva social e torná-la um problema.
É não deixar o individual se sobrepor sobre ao social, porque para compreender muitos ambientes pessoais, temos que saber olhar além deles, para a estrutura social e então analisá-la.