Reflita sobre o conceito do gênero Relatório no fragmento a seguir: “É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros.”. Fonte: GILDENIR, Carolino Santos et al. Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. Sobre o Relatório: I. O resumo é um gênero textual que aparece no relatório técnico-científico.II. Não existem diferenças entre o artigo científico e o relatório técnico-científico.III. O relatório técnico-científico é elaborado, principalmente, para descrever investigações, métodos e análises. Das proposições acima, está (ão) correta (s), apenas:
Respostas
I. O resumo é um gênero textual que aparece no relatório técnico-científico.
Correto. O resumo é um dos elementos do relatório técnico-científico e é uma exposição sintetizada sobre o que será encontrado no texto principal do relatório, o desenvolvimento.
II. Não existem diferenças entre o artigo científico e o relatório técnico-científico.
Errado. Há diferenças entre esses dois tipo de produções científicas:
relatório técnico-científico => foca na descrição de fatos verificados. É um tipo de relato que pode vir acompanhado de documentos demonstrativos.
artigo científico => foca na apresentação de resultados de maneira sucinta, objetiva.
III. O relatório técnico-científico é elaborado, principalmente, para descrever investigações, métodos e análises.
Correto. Também é elaborado para descrever "experiências" e "processos". O relatório é um tipo de exposição, porém escrita.
Resposta:
O Relatório é um tipo de texto que, como o próprio nome indica, relata sobre algo. Escrito ou oral, ele apresenta um conjunto de informações pormenorizadas sobre determinado tema.
Tratam-se de textos expositivos de caráter narrativo e descritivo, no entanto, alguns relatórios podem ser críticos, com presença de argumentação e considerações pessoais.
Os relatórios fazem parte das redações técnicas sendo muito importantes para registrar uma atividade, seja na escola, na universidade ou no trabalho.
Podemos citar por exemplo, participação num evento, visita a um equipamento cultural, atividade em sala e em grupo, relatar uma experiência, detalhes de uma pesquisa, apreciações sobre um livro, um filme, etc.
A linguagem presente nos relatórios é formal e cuidada, com a utilização da norma culta, coerência e coesão textual.
Tipos de Relatório
De acordo com sua finalidade, os relatórios são classificados em diversos tipos:
Relatório Escolar: são os textos escolares em que o aluno pode relatar sobre um evento ou uma atividade proposta pelo professor.
Relatório Científico: são os relatórios acadêmicos produzidos após uma pesquisa. Geralmente, eles são produzidos por pessoas do ensino superior, por exemplo, o relatório de estágio, relatório de finalização de curso, relatório de participação num evento acadêmico.
Relatório Administrativo: são aqueles registros em que a empresa realiza diariamente ou mensalmente. São produzidos pelos empregados do setor administrativo, por exemplo, os “relatórios de contas”.
Além disso, eles podem ser classificados em:
Relatório Crítico: quando surge opiniões apreciações do autor no corpo do texto.
Relatório de Síntese: são relatórios mais simples que apresentam um resumo sobre determinada atividade, por exemplo, um relatório sobre o filme assistido em sala.
Relatório de Formação: quando há o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa, são desenvolvidos relatórios conforme o desenvolvimento da pesquisa. Ou seja, eles relatam os estágios de desenvolvimento do trabalho.