Respostas
A etimologia da palavra “belo” vem do latim bellus, que significa “lindo, bonito, encantador”, muito usado na época clássica apenas para mulheres e crianças, enquanto para os homens tinha sentido pejorativo. O termo belo pode ter vindo também do indo-europeu DW-EYE e ter relação com bônus, de “bom”, e bene, de “bem”. Já falamos então da origem, mas e quanto ao conceito de belo?
O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição.”
O escritor Umberto Eco também aborda o conceito de belo. Na obra História da Beleza, ele observa que o “belo – junto com gracioso, bonito ou sublime, maravilhoso, soberbo e expressões similares – é um adjetivo que usamos frequentemente para indicar algo que nos agrada. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou-se um laço estreito entre o Belo e o Bom.”