• Matéria: Português
  • Autor: kaylanekayla2903
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual é o ponto de vista defendido pelo cronista nesse texto A grande guerra

Respostas

respondido por: PettersonKenedy
55
Se for o texto feito pelo autor : Paulo Mendes Campos

O seu posicionamento é o seguinte: 

A sua crônica tem como motivo principal, o desmatamento e a poluição do ambiente, e ele a usa por meio de metáforas para representar o quanto estamos acabando com o planeta, tendo como resultado, as grandes tempestades, catástrofes e ares impuros.

E ele conclui o texto dizendo: 

Super povoada de homens e despovoada de árvores, a própria Terra, a única que possuímos, chega ao fim e aos poucos morre. Resultado final: as árvores perdem a guerra e os homens ganham o inferno.

Ou seja, seu posicionamento é de total oposição e rancor contra os guerreiros que travam esta guerra - os homens que desmatam, os que trazem as queimadas - e conclui que se continuarem com esses atos, teram grandes consequências !
respondido por: alanasantosf
1

A tese defendida pelo cronista se relaciona com a forma com que os homens estão lidando com a natureza, e que essas ações geram muitas consequências para a vida no planeta.

Compreendendo o texto

No texto "A Grande Guerra" de Paulo Mendes Campos, é possível notar que o autor apresenta como temática central a importância das árvores, como uma forma de representar a natureza.

O autor elenca algumas das ações das árvores que beneficiam os serem humanos, como a capacidade de filtrar o ar, como observado no trecho:

  • " E a mais profunda e indispensável ciência da árvore é transformar veneno em ar puro."

Além disso, nota-se que o autor afirma que o desmatamento das árvores seria observado como uma guerra com a natureza, que seria observado como uma forma de "progresso" entre parte da população.

Leia mais sobre o desmatamento em: https://brainly.com.br/tarefa/7463800

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares