Com os subsídios teóricos da Geografia Crítica e a luta contra a ditadura, teve início, na década de 1980, um movimento de renovação do ensino da disciplina no Brasil. Com relação aos fundamentos apresentados acima, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com(F) e a seguir escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
Respostas
Olá,
As correntes geográficas que surgem são sempre um resultado de grande importância da sociedade que está sendo vivida, assim para a geografia crítica a noção de neutralidade deve ser deixada de lado para que se possa existir uma disciplina que promova a mudança.
Assim durante a Ditadura militar foi de fácil compreensão que essa corrente ganhasse força no Brasil, isso porque a ditadura capitalista é fortemente criticada por esse visão geográfica. Seus principais autores são Yves Lacoste e no Brasil Milton Santos.
Resposta:
( ) Os professores passaram a praticar processos de ensino mais dinâmicos, instigando a reflexão, debates, estudos do meio, aulas dialogadas.
( ) É papel do ensino da geografia, atualmente, analisar a sociedade tendo como referência as relações que ocorrem apenas entre classes mais ricas e a forma como elas se manifestam na natureza em função de seus interesses.
( ) Os conteúdos passaram a abordar temas críticos, como as desigualdades sociais, o subdesenvolvimento, a exploração econômica, a dominação política, etc.
( ) Um traço característico da geografia escolar brasileira é a unificação de caminhos.
A sequência correta é: V,F,V,F;.
Explicação:
Com os subsídios teóricos da Geografia Crítica e a luta contra a ditadura, teve início na década de 1980 um movimento de renovação do ensino da disciplina no Brasil. Os professores passaram a praticar processos de ensino mais dinâmicos, instigando a reflexão, debates, estudos do meio, aulas dialogadas. Os conteúdos passaram a abordar temas críticos, como as desigualdades sociais, o subdesenvolvimento, a exploração econômica, a dominação política, etc