• Matéria: Sociologia
  • Autor: MarcysLima
  • Perguntado 7 anos atrás

1)Qual nível de proteção social da política de assistência social objetiva o atendimento às famílias em situação de violação de direitos ou contingência que necessitem de cuidados especializados, acompanhamento e orientação de forma continuada?

a)Proteção Social Básica.
b)Proteção Social Especial.
c)Seguridade Social.
d)Política Social.
e)Seguro Social.

2)Atualmente o assistente social assume novas atribuições e, dentre elas, conforme orientado no código de ética, a participação na elaboração e no gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais.
No surgimento do serviço social a principal função foi:

a)De elaborar propostas de políticas sociais que atendessem os trabalhadores para evitar conflitos entre as classes.
b)Articular e mobilizar os trabalhadores no sentido de uma formação política para a organização sindical.
c)Preparar os capitalistas para comunicar com os trabalhadores de forma a não gerar mais conflitos entre as classes sociais.
d)Mobilizar as organizações religiosas que praticavam o assistencialismo para maior aproximação das legislações.
e)De mecanismo de controle das classes dominantes como meio de exercício de poder de classe sob a classe operária.

3)O Serviço Social precisa romper barreiras e derrubar muros, necessita sim de uma visão mais globalizadora e globalizante percebendo os movimentos presentes na sociedade.
Qual o grande desafio para o Serviço Social na atualidade?

a)Amparar pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm acesso à cidadania, ajudando-os a pagar ações da educação, habitação, emprego, saúde.
b)Difundir entre os usuários das políticas sociais, entre os trabalhadores e alunos as diferenças entre assistente social, assistência social e serviço social.
c)Conquistar a autonomia no exercício da profissão nos novos espaços das políticas sociais como o SUAS, NASFs, Escolar, Ministério Público.
d)Desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
e)Superar a concepção de que o profissional de serviço social e o trabalhador da execução das políticas sociais.

4)A fragmentação do conhecimento das ciências e a conquista dos saberes contribuíram para que surgissem profissões cada vez mais especializadas, cujas competências isoladas umas das outras não conseguem dar respostas adequadas às questões e aos problemas sociais da atualidade.
O que evoluiu nas últimas décadas no Serviço Social que contribui para o desenvolvimento da compreensão da operacionalização dos direitos sociais?

a)A centralização das políticas.
b)A Implantação das políticas econômicas.
c)A intersetoralidade nas políticas.
d)A realização de contratações de profissionais pelas empresas tercerizada.
e)A criação da LOAS.

5)Complete as lacunas:

A interdisciplinaridade ainda é uma tarefa _______ que busca uma vinculação, uma reciprocidade entre as diferentes áreas do ____________, tanto na área do ensino e da pesquisa, quanto da ação social propriamente dita. Para isso, pensadores, pesquisadores, educadores e profissionais empenham-se para ______ um caminho rumo a esta interdisciplinaridade.

a)Pronta – planeta – construir.
b)Inacabada – conhecimento – construir.
c)Preparada – serviço social – destruir.
d)Inacabada – público – planejar.
e)Árdua – conhecimento – descentralizar.

FIM

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
0
Bom dia !


1) b) Proteção Social Especial - Enquanto a Proteção Social Básica lida com a prevenção para que os direitos não sejam violados. A proteção Social Especial lida com pessoas cujas quais, já tiveram seus direitos violados fornecendo tratamentos específicos.

2) a) - O Serviço Social surgiu para atender aos interesses capitalistas de modo que, tinha como objetivo maior gerir os conflitos existentes entre as classes.

3) d) O assistente Social trabalha com recortes sociais, sendo que, cada recorte social tem suas características peculiares e individuais. Por isso, se faz necessário o desenvolvimento da habilidade de trabalhar desenvolvendo a criatividade e efetivar os direitos de cada indivíduo, assim como, da sociedade em que ele vive.

4) c) A política intersetorial permite que o assistente social desenvolva um trabalho com a ajuda de todos, de modo que o indivíduo e família tenha amparo em suas diversas áreas.

5) b) A interdisciplinariedade deve ser explorada no dia -a-dia pois, é uma tarefa muito complexa, mas, ao mesmo tempo muito importante para um trabalho assistencial de qualidade.
Perguntas similares