• Matéria: Física
  • Autor: raldineybpa2ku9
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual avia de passagem do O2 e co2


Paulinho666: mao entndi sua peegunta... alem do mais isso é quomica nao fisica...

Respostas

respondido por: larahperesp9e8lc
0
A combinação dos pigmentos respiratórios com o O2, ou a separação dessas substâncias, depende da pressão parcial desse gás.

Nos alvéolos pulmonares dos mamíferos a pressão parcial do O2 é alta, enquanto nos tecidos é baixa. Quando o ar penetra nos alvéolos pulmonares o O2 é absorvido pelas hemácias e combina-se com a hemoglobina, formando oxiemoglobina (HbO2). Dessa forma, o sangue venoso transforma-se em sangue arterial. Essa transformação é chamada de hematose.

A hemoglobina tem afinidade por outras substâncias, especialmente o monóxido de carbono (CO). Nesse caso, forma-se um composto estável (a carboxiemoglobina - HbCO) que impeede a combinação do oxigênio com a hemoglobina e o seu transporte pelo sangue, podendo provocar a morte por falta de oxigenação.

Quando o sangue chega aos tecidos, a hemoglobina, totalmente saturada de oxigênio, libera esse elemento que será utilizado na ‘combustão’ dos alimentos pelas células para a liberação de energia.

Nos pulmões: Hb + O2 ---> HbO2

Nos tecidos: HbO2 ---> Hb + O2

O2 + alimentos ---> CO2 + H2O + energia

Se a tensão de O2 no sangue descer a menos de 40 mm/Hg, o fornecimento de oxigênio às células reduzir-se-á a zero, causando-lhe a morte.
Perguntas similares