Maurízio Gnerre afirma, em Linguagem, escrita e poder (1991, p. 15), que: “As produções linguísticas adquirem valor se realizadas no contexto social e cultural apropriado e que as regras que governam a produção apropriada dos atos de linguagem levam em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte”.
Considerando as ideias expressas por Gnerre (1991), leia as asserções a seguir e as relações estabelecidas entre elas.
I. A linguagem é uma forma de interação que possibilita ao ser humano construir significação do mundo, das coisas e das pessoas. Ela expressa as intenções de quem produziu o enunciado, visando a determinados efeitos sobre o seu interlocutor.
PORQUE
II. O fundamental é compreender a mensagem pretendida pelo falante; ao interlocutor cabe descobrir as ideias vinculadas no texto por meio da estrutura da linguagem, as quais exprimem sentidos únicos que encaminham ao reconhecimento e à descoberta do que foi produzido.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
Olá,
Temos como correta a alternativa que exprime o conceito de que ambas afirmações estão corretas. na qual a segunda é a justificativa da primeira.
Torna-se pertinente ressaltar que a intencionalidade de uma mensagem é algo que está inerente à estrutura narrativa do texto, porém previamente disposta e estruturada pelo emissor da comunicação estabelecida. Assim, mediante seus objetivos, conceitos e ponto de vista, este trata a enviar seu discurso de modo a transmitir os valores que deseja.
Para que uma mensagem tenha seu objetivo completo e consumado, é fundamental que haja uma compreensão pelo receptor, de modo que toda intencionalidade aplicada pelo emissor seja apreendida e captada. Assim, todo o discurso, bem como o modo e meio ao qual este se dá desempenham um papel de importância elevada, de modo a estabelecer uma interligação entre o remetente, a mensagem e o destinatário.
Bons estudos!