• Matéria: História
  • Autor: dudumiguelpa2y9a
  • Perguntado 8 anos atrás

qual o motivo da má reputação adquirida por maria antonieta na frança do seculo xviii

Respostas

respondido por: Deah
19
A França estava em crise alimentar, pois o trigo era insuficiente para a população e o preço era altíssimo. Ao saber da fome pela qual o povo passava, Maria Antonieta supostamente disse "se não têm pão, que comam brioches", o que a tornou extremamente impopular.

dudumiguelpa2y9a: obr cara
respondido por: Anônimo
10

                   O motivo era simples , era devido ao ódio cultivado pela Áustria, Maria Antonieta (era austríaca) não era vista com bons olhos pela maior parte da corte francesa. Era detestada pela corte francesa, onde era chamada L'Autre-chienne (uma paronomásia em francês das palavras autrichienne, que significa "mulher austríaca" e autre-chienne, que significa "outra cadela"), Maria Antonieta também ganhou gradualmente a antipatia do povo, que a acusava de perdulária e promíscua e de influenciar o marido a favor dos interesses austríacos.

                   No início de 1778 estourou a guerra de sucessão da Baviera. A rainha, sofrendo pesada chantagem psicológica pela mãe (rainha da Áustria)  e habilmente manipulada pelo embaixador Mercy, esforçou-se para promover os interesses austríacos junto ao marido, mas isso despertou a oposição dos ministros do rei e a desconfiança de grande parte dos súditos. A partir de então, Maria Antonieta passou a ser chamada de "a austríaca".

                   Maria Antonieta escreveu aos seus amigos, dizendo que não tinha intenção de vincular-se ainda mais à política francesa porque, participando ou não, tudo seria inevitavelmente atribuído a ela e  temia as repercussões de um maior envolvimento. Apesar da situação, a rainha continuou a desempenhar suas funções na distribuição de esmolas e nas cerimônias religiosas, mas dedicava a maior parte de seu tempo aos filho. Nas Tulherias, a família real estava virtualmente em prisão domiciliar e, muitas vezes, era alvo de insultos recebidos da rua. A rainha permanecia confinada no palácio; raramente aparecia em público e vestia-se com simplicidade. Porém, sua atitude reservada foi interpretada negativamente e ela passou a ser acusada de frieza e distanciamento.

                  A estória dos brioches ou doces existiu , mas não ocorreu desta maneira ,  era comum , hoje em dia ainda é assim nas famílias mais abastardas, entregar para o os pobres os restos de suas festas , poderíamos considerar um deboche fazer festa em um país em crise, mas a verdade  é que Maria Antonieta   não disse que "se não têm pão, que comam brioches".  O motivo da má reputação de Maria Antonieta era a sua pouca idade ,14 anos, ( ela era uma criança quando se casou , a bem da verdade,  era uma criança muito mimada pela  corte austríaca), mas foi a situação grave da  geopolítica da época  o fator decisivo na grande má vontade que os franceses tinham  , os austríacos eram odiados por todos os franceses. O interessante  é que o casamento entre uma princesa austríaca e o delfim francês veio para aparar as arestas entre os dois reinos, não deu certo, ou melhor , não deu nada certo...

Perguntas similares