Duas espécies de moscas norte-americanas do gênero Drosophila. D. Pseudobscura e D. persimilis apresenta um complexo ritual de corte em que os machos estendem uma das asas vibrando - as para produzir um som que é característico de cada uma das espécies. A fêmea só cruzará com machos que produzirem o sinal correto típico de cada espécie. Entretanto nas condições pouco naturais e superpovoadas das caixas de laboratório onde essas moscas são cultivadas aparecem híbridos entre as duas espécies principalmente se as moscas forem mantidas a uma temperatura de 16 C°.
A) Qual a justificativa para classificar D. pseudobscura e D. persimilis como espécies diferentes?
B) Como pode ser classificado o tipo de isolamento reprodutivo entre essas duas espécies de Drosophila? Por quê?
Respostas
Muitos conceitos de espécie são empregados, por cientistas, o conceito biológico diz que indivíduos da mesma espécie são capazes de se reproduzir e gerar descendentes férteis.
a) As duas espécies de mosca não se reproduzem em condições naturais, por isso são consideradas espécies diferentes.
b) As espécies de Drosophila estão isoladas reprodutivamente devido ao comportamento de bater asas, que produz sons específicos para cada espécie. Portanto, é um tipo de isolamento reprodutivo comportamental.
Isolamento reprodutivo
Existem diversos tipos de isolamento que impedem que indivíduos se reproduzam, de maneira geral eles podem ser classificados como:
- Isolamento geográfico
- isolamento reprodutivo
O isolamento geográfico está relacionado com barreiras físicas que isolam diferentes populações ou espécies. É uma das formas de isolamento que influencia diretamente na especiação (surgimento de novas espécies).
Isolamento reprodutivo diz respeito a mecanismos que impedem a reprodução, mas não envolvem barreiras físicas. Podem ser de diversos tipos, mas se dividem basicamente em:
- Isolamento pré-zigótico - impedem a fecundação;
- Isolamento pós-zigótico - prole é gerada, mas é inviável/infértil.
O isolamento comportamental é um tipo de isolamento pré-zigótico porque atua impedindo a fecundação.
As duas espécies de Drosophila reconhecem seus parceiros reprodutivos através do som produzido pelo bater de asas. Esse comportamento produz sons que são espécie específico, fêmeas de uma espécie não se reproduzem com o de outra, pois não reconhecem o som.
Veja mais sobre conceitos de espécie: https://brainly.com.br/tarefa/22617347
#SPJ2