• Matéria: Português
  • Autor: BarbaraZancan
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o fragmento abaixo, do Padre Antônio Vieira, sobre a Holanda do século XVII, para responder à questão.

Toda a terra é retalhada de mar, com que juntamente vem a ser mar e terra; e os homens, a quem podemos chamar marinhos e terrestres, tanto vivem em um elemento como em outro. As suas ruas, por uma parte se andam, e por outra se navegam; e tanto aparecem sobre os telhados os mastros e as bandeiras como, entre os mastros e as bandeiras, as torres. Sendo tão estéril a terra que somente produz feno, as árvores de seus navios, secas e sem raízes, a fazem abundante de todos os frutos do mundo. Em muitas partes toma o navio porto à porta do seu dono, amarrando-se a ela, e deste modo vem a casa a ser a âncora do navio e o navio a metade da casa, de que igualmente usam.

No período "Sendo tão estéril a terra que somente produz feno, as árvores de seus navios, secas e sem raízes, a fazem abundante de todos os frutos do mundo", só não encontramos antíteses entre os termos

a ) abundante/secas.

b ) estéril/abundante.

c ) abundante/frutos.

d ) terra/navios.

Respostas

respondido por: SiegReich
3
Letra B) Estéril e Abundante 

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela oposição direta de palavras, ou seja, quando há numa mesma ideia, palavras que são antônimos uma da outra.

O significado da palavra no texto pouco importa(diferente do paradoxo), o que importa é as palavras terem sentidos opostos. 

Estéril significa, segundo o dicionário, algo que não (re)produz, ou que se tem falta, enquanto abundante é aquilo que se tem muito, de sobra, de modo que o significado das palavras se opõe.

BarbaraZancan: mas ali ele quer a que não há antítese e na alternativa b tem
Perguntas similares