"[...] a globalização se caracteriza essencialmente pela intensificação, pelo aprofundamento de relações entre países. Essas relações abrangem esferas comerciais, econômicas e culturais. " CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.129. Sobre as consequências da Globalização podemos destacar: I.As constantes e rápidas inovações tecnológicas, afetando diretamente as comunicações e os transportes II.A diminuição das distâncias e superação das fronteiras entre os países. III.A expansão capitalista concretizando transações financeiras, expandindo os negócios para mercados distantes e emergentes. IV.O desenvolvimento atinge todas as nações, beneficiando todas as sociedades de maneira igual e justa. Estão corretas:
Respostas
b) Somente a II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I. As constantes e rápidas inovações tecnológicas, afetando diretamente as comunicações e os transportes.
CORRETO. Com a popularização da Internet (na década de 1990), a comunicação passou a ser disseminada cada vez mais rápida. Hoje em dia, basta ter um telefone e baixar um aplicativo de mensagem para se comunicar com outras pessoas.
II. A diminuição das distâncias e superação das fronteiras entre os países.
CORRETO. Na prática, os países do globo terrestre se interagem nos seguintes campos: político, econômico, social e cultural.
III. A expansão capitalista concretizando transações financeiras, expandindo os negócios para mercados distantes e emergentes.
CORRETO. Com o Capitalismo, o comércio internacional foi ficando cada vez mais forte. Atualmente, os países fazem exportações e importações de bens de consumo (duráveis e não duráveis), minérios e commodities agropecuárias (café, trigo, arroz, milho, soja).
IV. O desenvolvimento atinge todas as nações, beneficiando todas as sociedades de maneira igual e justa.
ERRADO. Porque apenas as grandes potências econômicas (países desenvolvidos) possuem grandes reservas de capital (para lidar com emergências) e tecnologia produtiva disponíveis.
Em situação diferente, os países subdesenvolvidos (como o Brasil) ainda sofrem limitações no desenvolvimento socioeconômico, muito por conta da dependência do capital estrangeiro e da tecnologia produtiva.
Espero ter contribuído!