• Matéria: História
  • Autor: siloenio
  • Perguntado 8 anos atrás

A história do Movimento Operário é a da luta dos trabalhadores pelos seus direitos; a assertiva pode parecer clichê mas isso não a faz menos verdadeira. Trata-se de uma definição que já está presente em Marx e na literatura marxista que busca analisar o surgimento da classe operária. Sobre o movimento operário brasileiro, assinale as afirmativas a seguir. I.A historiografia mais tradicional, em um primeiro momento, apostava na imigração europeia como um marco central para o início do movimento operário no Brasil. II.Hoje pensa-se o movimento operário como mais dinâmico e nuançado, não mais preso à ideia empiricamente insustentável de que apenas europeus, por terem passado por experiências muito específicas, eram capazes de adquirir uma consciência de classes e de se organizar em torno de uma causa. III.Tanto a historiografia tradicional sobre o movimento operário quanto a historiografia tradicional sobre a escravidão priorizam a consciência de classe e as individualidades dos sujeitos.

Respostas

respondido por: ferretti
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I.A historiografia mais tradicional, em um primeiro momento, apostava na imigração europeia como um marco central para o início do movimento operário no Brasil.

Correto. A ideia era de que os operários europeus vinham influenciados pelas ideias que se desenvolviam na Europa, e não poderiam ter essa noção naturalmente no Brasil.

II.Hoje pensa-se o movimento operário como mais dinâmico e nuançado, não mais preso à ideia empiricamente insustentável de que apenas europeus, por terem passado por experiências muito específicas, eram capazes de adquirir uma consciência de classes e de se organizar em torno de uma causa.

Correto. Hoje vê-se que o desenvolvimento do movimento operário tem características próprias do Brasil, não sendo mera repetição das ideias do velho mundo.

III.Tanto a historiografia tradicional sobre o movimento operário quanto a historiografia tradicional sobre a escravidão priorizam a consciência de classe e as individualidades dos sujeitos.

Falso. A historiografia tradicional não valoriza as individualidades dos sujeitos.

abraços!
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