2) O desenvolvimento da organização cristã foi um dos fatos mais importantes de toda a Era Medieval. Já durante os primeiros séculos desse período, a Igreja e as instituições a ela ligada transformaram-se em uma estrutura complexa, que por fim se tornou o arcabouço da própria sociedade. À medida que o Império Romano decaía no Ocidente, a Igreja assumiu muitas de suas funções e ajudou a manter a ordem no meio do caos que se generalizava. O fato de nem tudo ter se perdido no naufrágio foi devido em grande parte à influência estabilizadora da Igreja organizada. Ela ajudou a civilizar os bárbaros, a estimular os ideais de justiça social e a preservar e transmitir a cultura antiga. É inegável a contribuição do Cristianismo para o processo de civilização humana na Idade Média. O comportamento que temos durante o nosso dia é aquilo que podemos considerar como socialmente aceito pela maioria da população. Desde o século XVI, havia uma preocupação com as boas maneiras, tanto que Erasmo de Rotterdam escreveu uma obra que teve grande aceitação.
Disponível em: . Acessado em: 10 mai. 2018.
Dessa forma, do ponto de vista da sociedade que se buscava “civilizar”, assinale a alternativa que indique o que se pretendia naquele contexto:
Alternativas:
Alternativa 1:
Moldar um homem mais afeito ao modelo de sociedade de tradição agrícola e rural.
Alternativa 2:
Transformar um homem racional em um homem que expressa suas vontades através de seus instintos.
Alternativa 3:
Fazer do homem um ser totalmente manipulado a fim de ser usado posteriormente pela aristocracia.
Alternativa 4:
Moldar um novo tipo de homem, mais afeito à sociedade de corte que emergia das cinzas da sociedade feudal.
Alternativa 5:
Tornar o homem um objeto de culto divino baseando-se nos moldes gregos e romanos.
Respostas
respondido por:
19
Em razão da grande aceitação que a obra "De civilitate morum puerilium" de Erasmo de Rotterdam no século XVI, podemos afirmar que essa discussão era mais do que imprescindível, pois havia uma necessidade muito grande de moldar um novo tipo de homem, deixando aquele modelo de civilização feudal cada vez mais como parte do passado.
Espero ter ajudado
Espero ter ajudado
respondido por:
10
Moldar um novo tipo de homem, mais afeito à sociedade de corte que emergia das cinzas da sociedade feudal. Alternativa 4
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás