QUESTÃO 10
“Assoar o nariz no chapéu ou na roupa é grosseiro, e fazê-lo com o braço ou o cotovelo é coisa de mercador. Tampouco é muito mais educado usar a mão, se imediatamente limpa a meleca na roupa. O correto é limpar as narinas com um lenço e fazer isto enquanto se vira, se pessoas mais respeitáveis estiverem presentes. Se alguma coisa cai no chão enquanto se assoa o nariz, deve-se imediatamente pisá- la com o pé". Norbet Elias (2011), citando Erasmo de Rotterdam, faz alguns apontamentos acerca da preocupação da sociedade que emergia na Idade Moderna europeia.
ELIAS, Norbert. O processo Civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Com base no exposto, analise as afirmativas abaixo e acerca do comportamento que era objeto de preocupação da "nova sociedade" europeia, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Alternativa 1:
A preocupação das pessoas naquela época era exclusivamente com os comportamentos sociais, já os fisiológicos eram tolerados e considerados normais, uma vez que toda a população os praticava.
Alternativa 2:
A polidez pode-se classificar como um comportamento na maior parte das vezes inadequado à determinadas situações.
Alternativa 3:
Conforme mostrado na citação, há um forte teor discriminatório, mostrando assim a clara distinção social baseada nos comportamentos.
Alternativa 4:
A Etiqueta Social, apesar de presente na Idade Média e nos anos posteriores, não foi importante para o desenvolvimento humano.
Alternativa 5:
O ato de assoar o nariz ou o de cuspir no chão eram considerados sem importância e muitas vezes ignorados frente à outras práticas desrespeitosas.
Respostas
respondido por:
26
Conforme mostrado na citação, há um forte teor discriminatório, mostrando assim a clara distinção social baseada nos comportamentos.
respondido por:
2
Resposta:
8
Explicação:
há um forte teor discriminatório,mostrando assim a clara distinção social baseada nos comportamentos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás