• Matéria: Saúde
  • Autor: binhodiv
  • Perguntado 8 anos atrás

Há muitos anos o nosso país, entre governo sai governo, tem defendido que o Brasil é um país pacífico, de um povo generoso e batalhador, cheio de riquezas naturais, ou seja, um país que tem de tudo para dar certo, muitas vezes chamado de o país do futuro. Entretanto, mergulhados em uma crise econômica, política e porque não dizer uma crise moral, desde o final de 2014, parece que este estado de prosperidade, de uma nação gigante perante as outras, tão aclamado pelos mandatários da nação, tem ficado cada vez mais distante. Embora tenhamos melhorado alguns índices nos últimos dez anos, ainda continuamos com várias mazelas, como o baixo nível de escolaridade da população, uma criminalidade em alta, uma dívida pública de altas proporções, uma crise de valores éticos, dente outros aspectos, fatores que não nos remetem a uma boa perspectiva de melhoras no curto e médio prazo. O que pode nos reconfortar é que, no presente momento, nosso povo pôde ter a real dimensão dos nossos desafios, um acalento para uma longa caminhada de grandes mudanças necessárias em todos os campos político, social, econômico e moral. Fonte: elaborado pelo autor. Baseando-se no texto acima, em relação a uma possiblidade de quando o país dará certo, será quando: Escolha uma: a. Julgarmos, condenarmos e prendermos todos os políticos e todos os corruptos de uma só vez. b. Instalarmos um sistema ditatorial, como no passado, já que a democracia parece não dar certo. c. Continuarmos somente acompanhando todos as ações dos políticos sem nos manifestarmos. d. Fiscalizarmos todas as ações de nossos representantes, principalmente, as relacionadas à prática da justiça da mesma forma para todos, não somente a questão da justiça social. e. Acabarmos com a mídia manipuladora que conduz os destinos do país ao bel prazer e interesse dos poderosos.

Respostas

respondido por: winederrn
50
Opah!

Na atualidade, o Brasil é um país que está com a sua democracia fragilizada. A população já está cansada dos vários casos e ações de corrupção envolvendo políticos-partidários.

O governo federal coloca algumas ferramentas de transparência pública à disposição de todos os cidadãos, mas poucas pessoas têm acesso, de fato, a estas informações. O Portal da Transparência é uma dessas ferramentas que contribuem para o esclarecimento dos gastos com a máquina pública.

Infelizmente, por conta do excesso de trabalho no dia a dia ou por desleixo, milhões de brasileiros não fiscalizam as ações de seus representantes políticos, o que dá brecha para a prática de crimes de corrupção.


Gabarito:

"d. Fiscalizarmos todas as ações de nossos representantes, principalmente, as relacionadas à prática da justiça da mesma forma para todos, não somente a questão da justiça social".



Até logo!

Perguntas similares