• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: wedsonbelfort
  • Perguntado 8 anos atrás

Definitivamente, devemos assumir a responsabilidade por nossa vida, por nosso desempenho, por nossos relacionamentos, por nossos resultados, evitando nos colocar como vítimas dos acontecimentos. Devemos ser o protagonista principal de nossas vidas, pois, a vida que temos levado é absolutamente o resultado de nossos pensamentos, comportamentos e ações.
Acerca da autorresponsabilidade avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I- Podemos definir autorresponsabilidade como a crença de que somos os únicos responsáveis pela vida que temos levado e dessa forma, também somos os únicos que podemos mudá-la. Ao assumirmos a responsabilidade pela nossa existência pessoal e profissional, reconhecemos de forma clara e objetiva que os outros seres humanos não existem para nos servir, muito menos para satisfazer nossas necessidades e atender nossas expectativas.

PORQUE

II- Se não estivermos satisfeitos com os resultados que temos obtido, a melhor alternativa é reconhecer o que está errado e redirecionar nossas escolhas e ações de forma autorresponsável, objetiva e consciente, pois os acontecimentos em nossas vidas não são coincidências, não são fatalidades do destino e muito menos somos vítimas de alguém, nem das circunstâncias.
 
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II, são proposições falsas.

Respostas

respondido por: Danas
403

Olá!


A alternativa 5) é a correta.

 

 

A autorresponsabilidade está envolvida com o ato de se responsabilizar pela própria vida, se pôr como protagonista da própria vida e entender que tudo que ocorre em nossas vidas é resultados de nossas próprias escolhas.

 

Porém, nem sempre somos os responsáveis por tudo, temos que entender que outras pessoas e forças naturais podem mudar a nossa vida de alguma forma, não temos controle sobre tudo.

 

Na maioria dos casos, a culpa é nossa por quase tudo que acontece, porém, existem situações que estão fora de controle, e nos tornamos vítimas do acaso ou das circunstâncias.


Espero ter ajudado!


SergioGomes: l = falsa e ll = verdadeira
mychellsilveirp1g0cj: Também concordo com sua afirmação, porém o Livro retrata o contrário de sua resposta. Páginas 49 e 50 favorecem a alternativa II, onde ambas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira. Primeiro parágrafo da pg 49 é uma cópia da primeira afirmação e o primeiro parágrafo da pg 50 é quase uma cópia da segunda afirmação, que seria a justificativa.
francisfaine: As duas estão corretas, e a II é a justificativa da I, pág 49 e 50.
lorenasessacarpac6kg: CONCORDO COM A SUA ANÁLISE, DANAS, EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU; MAS O LIVRO, REALMENTE, FAVORECE A ALTERNATIVA II, ONDE AMBAS SÃO VERDADEIRAS E A II É UMA JUSTIFICATIVA DA I. N ESTÁ SENDO SOLICITADA A NOSSA OPINIÃO A RESPEITO, N É UMA QUESTÃO DISSERTATIVA.
jenifferjoycempbifz3: gente do querendo fazer um grupo no whats ou participar de um caso ja tenha...
leahwagnermsn: A resposta é a ALTERNATIVA 2, de acordo com a página 49 do livro impresso
luschmutz: Alternativa 2, pág 49/50
fabiodesousabop99f21: Pessoal, são todos aqui alunos de matemática da Unicesumar? Vamos fazer um grupo de zap?
luschmutz: eu sou aluna de Rh, me interesso num grupo de whats, alguém sabe de algum?
respondido por: girlandiaaux
500

As asserções 1 E 2 São verdadeiras e a 2 é uma justificativa da 1. Pg 49 E 50.


Perguntas similares