Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre os impactos do Programa Bolsa Família nas taxas de mortalidade infantil, em crianças menores de 5 anos e no período entre 2004 e 2009, constatou, ao analisar 50% dos municípios brasileiros, uma redução de 17% dessas taxas. Os fatores que contribuíram, segundo a pesquisa, para a diminuição de óbitos provocados por desnutrição nessa faixa etária foram: a renda recebida pelas famílias, possibilitando o acesso a alimentos e a bens relacionados à saúde; a condicionalidade determinada pelo programa a respeito do controle da vacinação das crianças, o acompanhamento pré-natal das mulheres grávidas e o Programa Saúde da Família, que oferece atenção básica à saúde e teve papel na redução de mortes por diarreias e infecções respiratórias. (AQUINO, Yara. Pesquisa revela: Bolsa Família teve impacto na redução da mortalidade infantil. Agência Brasil. 23 mai. 2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/05/pesquisa-revela-bolsa-familia-teve-impacto-na-queda-da-mortalidade-infantil>. Acesso em: 31 out. 2017). Considerando os resultados alcançados por essa pesquisa, assinale a alternativa correta.Escolha uma:a. A diminuição dos óbitos infantis causados por desnutrição teria sido maior, segundo a pesquisa, se o Programa Bolsa Família distribuísse cestas básicas, ao contrário de transferir um valor monetário às famílias.b. De acordo com a pesquisa, entre 2004 e 2009, a estabilidade das taxas de mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos e causada por desnutrição resultou da contribuição do Programa Saúde da Família e do Programa Bolsa Família, que exige das famílias a vacinação das crianças e o acompanhamento pré-natal das gestantes.c. Os dados da pesquisa demonstram que a redução da mortalidade infantil resultou exclusivamente da compra de alimentos possibilitada pela renda recebida do Programa Bolsa Família pelas famílias beneficiárias.d. A pesquisa demonstrou que a complementaridade existente entre duas políticas públicas contribuiu para a redução da mortalidade infantil: o Programa Saúde da Família e o Programa Bolsa Família que, além da renda, exige das famílias o acompanhamento pré-natal das gestantes e o controle da vacinação das crianças.e. O estudo mencionado demonstrou a importância da complementaridade entre as políticas públicas na área da saúde e da assistência social para a redução, entre as crianças menores de 5 anos, das taxas de analfabetismo no país.preciso urgente
Respostas
respondido por:
4
A pesquisa demonstrou que a complementaridade existente entre duas políticas públicas contribuiu para a redução da mortalidade infantil: o Programa Saúde da Família e o Programa Bolsa Família que, além da renda, exige das famílias o acompanhamento pré-natal das gestantes e o controle da vacinação das crianças.
respondido por:
3
Oi, acho que a respostá é:
A pesquisa demonstrou que a complementaridade existente entre duas políticas públicas contribuiu para a redução da mortalidade infantil: o Programa Saúde da Família e o Programa Bolsa Família que, além da renda, exige das famílias o acompanhamento pré-natal das gestantes e o controle da vacinação das crianças"
A pesquisa demonstrou que a complementaridade existente entre duas políticas públicas contribuiu para a redução da mortalidade infantil: o Programa Saúde da Família e o Programa Bolsa Família que, além da renda, exige das famílias o acompanhamento pré-natal das gestantes e o controle da vacinação das crianças"
rogerioa8:
a d ta mais completa:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás