• Matéria: Química
  • Autor: manoelmp4036
  • Perguntado 7 anos atrás

(QUI_EM06_LD_60_19)(UTFPR)






Com a finalidade de abordar os assuntos corrosão e Cinética Química, alguns experimentos foram realizados por um professor de Ensino Médio no laboratório de sua escola:I. Dois pedaços de papel alumínio foram colocados em dois copos diferentes, sendo um pedaço em cada copo. Um copo continha solução limpa-piso (HCℓ 6 mol/L) pura e o outro a mesma solução diluída 1:10.II. O processo foi repetido, agora com as concentrações iguais nos dois copos, porém um deles estava em banho de gelo e o outro não.III. O processo foi novamente repetido, usando-se somente a solução diluída em banho de gelo. Em um dos copos o alumínio estava amassado e no outro não.




(Adaado de COSTA, T. S. et al. A corrosão na abordagem dacinética química. Química Nova na Escola, n. 22, 2005. p. 31-34.)




Dos resultados apresentados acima, é de se esperar que a reação mais rápida oco

Respostas

respondido por: mbueno92
34
Olá, Manoelmp4036.

A questão que a pergunta propõe é: 

Dos resultados apresentados acima, é de se esperar que a reação mais rápida ocorra, se usarmos simultaneamente: 

Para responder a questão, vamos analisar cada processo.

Processo I - 
Dois pedaços de papel alumínio foram colocados em dois copos diferentes, sendo um pedaço em cada copo. Um copo continha solução limpa-piso (HCℓ 6 mol/L) pura e o outro a mesma solução diluída 1:10. 

Sabemos que, de modo geral, uma maior concentração aumenta a velocidade da reação pois, com mais moléculas em solução, é maior a chance de ocorrerem colisões efetivas. 

Processo II - O processo foi repetido, agora com as concentrações iguais nos dois copos, porém um deles estava em banho de gelo e o outro não.

Sabemos que a temperatura aumenta a energia cinética das moléculas. Portanto, com concentrações iguais, uma reação a temperatura mais alta deve ocorrer mais rapidamente a temperaturas mais quentes. 

Processo III - 
O processo foi novamente repetido, usando-se somente a solução diluída em banho de gelo. Em um dos copos o alumínio estava amassado e no outro não.

Ao amassar a folha de papel alumínio, por exemplo, formando uma "bolinha" de papel alumínio, ela apresentará uma superfície de contato menor com a solução de ácido, pois haverá partes internas à bola que contém alumínio com a qual a solução de ácido não fará contato, e por isso a reação será mais lenta quando comparada a reação com uma folha de papel alumínio não amassada imersa na solução de ácido.

Portanto, espera-se que a reação mais rápida ocorra com a solução mais concentrada, à temperatura mais elevada e com o papel alumínio liso (que apresenta maior superfície de contato).

Espero ter ajudado. 
Perguntas similares